terça-feira, 25 de outubro de 2011

Em MS, população diz que protesto às avessas de médicos agiliza consultas

Em vez de cruzar os braços, médicos reforçaram equipe de unidade do SUS.


Direção da UPA diz que tempo de espera por consulta caiu pela metade.

Tatiane Queiroz

Do G1 MS



22 comentários

Sônia Cardoso diz que foi atendida rapidamente

(Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS)A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Coronel Antônino, em Campo Grande, geralmente possui quatro médicos que atendem na área de clínica geral e mais quatro na pediatria. Nesta terça-feira (25), a unidade contou com um reforço de mais quatro médicos que trabalharam voluntariamente.



O reforço no efetivo fez parte de um protesto 'às avessas' feito pelos médicos que realizam atendimento pelo SUS. Ao invés de aderir à paralisação nacional, que foi feita como protesto em cerca de 21 estados, eles decidiram aumentar o número de profissionais para tentar melhorar a qualidade do atendimento à população.



A manifestação é para chamar a atenção das autoridades em relação a baixa remuneração do setor, as más condições de trabalho nos hospitais e unidades de saúde, além da falta de investimentos na saúde.



saiba mais



Em MS, médicos não aderem à paralisação e protestam 'às avessas' Federação confirma paralisação de médicos do SUS nesta terça-feira Nos bancos de espera da UPA a população sentiu a diferença nesta manhã. Segundo a direção do local, alguns atendimentos chegaram a ser feitos com a metade do tempo dos dias comuns.



A aposentada Sônia Cardoso Martins, de 70 anos, afirmou que foi atendida rapidamente. Ela chegou à UPA por volta das 11 horas e foi atendida 45 minutos depois. “Hoje foi bem rapidinho. Estive aqui no mês passado e fiquei esperando por mais tempo para ser atendida”, disse ela ao G1.



Antônia Fabrícia, de 37 anos, levou o filho de seis para ser atendido na unidade. Ela contou que o bebê estava com febre e tosse e disse que o atendimento foi rápido. “Eles não demoraram muito para me atender Fiquei esperando uns 40 minutos. O médico examinou meu filho e disse que era um virose, agora vou pegar os remédios que ele receitou e depois já vou embora”, afirmou a mãe.





Antônio Fernandes reclamou que esperou duas

horas e meia (Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS)Já o aposentado de 70 anos, Antônio Fernandes de Lima, afirmou que demorou cerca de duas horas e meia para ser atendido. Ele chegou na unidade de saúde por volta das 9 horas e até comemorou quando foi chamado para a consulta, por volta das 11h30. “Ufa, achei que tinham esquecido de mim”, brincou ele. No entanto, o paciente disse que a consulta foi melhor do que outras vezes que esteve na unidade de saúde. “O médico foi bem atencioso. Conversou comigo, fez perguntas, me examinou e depois me encaminhou para um exame de sangue”, relatou o aposentado.



Segundo informações do setor de atendimentos, cerca de 150 pacientes passaram pela unidade de saúde nesta manhã, no período de 7 horas às 11h30. A direção da UPA informou os casos são atendidos de acordo com a classificação de urgência.



Mobilização nacional

Hoje, dia em que o SUS completa 23 anos de fundação, médicos que realizam atendimento na rede pública de saúde paralisaram as atividades em 21 estados. Já os outros estados, que não aderiram à mobilização nacional, contaram com manifestações pontuais. Em Mato Grosso do Sul a opção dos médicos, segundo o sindicato da categoria foi fazer uma manifestação diferente.



“Diversos médicos estão prestando atendimento como voluntários aqui na unidade de saúde [UPA Coronel Antonino]. Queremos mostrar para a população que com um número maior de profissionais, melhores salários e boas condições de trabalho, poderemos prestar um serviço de muito mais qualidade”, afirmou o presidente do Sindicato dos Médicos (Sinmed-MS), Marco Antônio Leite.



Nenhum comentário: