sábado, 19 de novembro de 2011

Faltam médicos na UPA de Queimados


A UPA 24h de Queimados tem um déficit de, pelo menos, 24 médicos, entre clínicos e pediatras, em seu quadro de funcionários, de acordo com a prefeitura da cidade. O resultado é o atendimento precário. Há ainda dificuldades para a contratação de novos profissionais.



Entre as alegações dos médicos estão a distância da cidade e o salário oferecido — para clínicos, a prefeitura paga por 24 horas semanais o valor de R$ 6 mil durante a semana e de 6,8 mil nos finais de semana, por exemplo. No Rio, o mesmo pediatra chega a ganhar R$ 8 mil pelo mesmo período.



Nesta quinta-feira, não havia médico pediatra no período da tarde. Com a filha Gabriela, de 2 anos, com 39,5°C de febre, a dona de casa Tatiana Borges, de 27 anos, buscou atendimento no local e não passou da porta de entrada.



— Não tem médico para atender as crianças. E se uma chegar em estado grave? Morre? — questionou Tatiana, antes de levar a filha à outra instituição.



Não há o especialista no período da manhã em nenhum dia da semana e nos finais de semana. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Queimados, mais de uma seleção foi feita. Porém, não houve procura. Em nota oficial, a prefeitura deu a seguinte declaração: "o mercado está carente de médicos com esta especialidade. O salário em Queimados não está baixo, mas há unidades que pagam um valor maior. Quanto maior a arrecadação do município, maior será o salário oferecido".



O Hospital Geral de Nova Iguaçu emitiu, ontem à tarde, nota oficial informando a situação da paciente Placedina de Souza, de 90 anos. Na quinta-feira, o EXTRA publicou a história dela, que aguarda há um mês a cirurgia no fêmur esquerdo fraturado.



Segundo a instituição, mais conhecida como Hospital da Posse, “a paciente está em avaliação pré-operatória apresentando outras doenças além do problema de saúde pelo qual está internada. Os exames diagnosticaram que ela está com arritmia cardíaca, insuficiência na válvula mitral do coração e anemia. A paciente está fazendo uso de medicação específica para o caso e aguarda estabilização do quadro clínico para ser operada. Sobre a prioridade para operar, devido à idade, o Hospital da Posse ressalta que, neste momento, possui 69 pacientes internados pela ortopedia (todos aguardando cirurgia), e quase um terço destes têm mais de 65 anos.”



O hospital também solicitou doadores para o Banco de Sangue da instituição, único público na Baixada Fluminense. Os estoques estão acabando. Na semana passada, as cirurgias agendadas tiveram que ser canceladas por falta de sangue. Para doar é preciso ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos e apresentar um documento com foto. O Banco de Sangue do Hospital da Posse atende diariamente das 8h da manhã ao meio-dia e 30. Maiores informações pelo telefone 3779-9900, ramal 117.







Nenhum comentário: