sábado, 2 de novembro de 2013

Polícia Civil investiga erro médico em parto feito na Santa Casa de Leme, SP

01/11/2013


A direção da Santa Casa de Leme (SP) e a Polícia Civil investigam a responsabilidade de um suposto erro médico ocorrido durante o nascimento de um bebê nascido no local, há menos de um mês. O pequeno Gabriel não tem movimento no braço esquerdo. Para a mãe, o problema se deu no parto.
Segundo a dona de casa Ana Paula Lima dos Reis, um ortopedista examinou a criança e fez o laudo. O diagnóstico foi de paralisia obstétrica. “Ele falou que o braço do meu filho ia ficar desse jeito, que não tinha nada quebrado. Que foi o nervo que saiu do lugar e não tinha como corrigir”, relatou.
A dona de casa teve o filho de parto normal acompanhado pelo médico de plantão. Ela reclama, entretanto, que não foi ele quem retirou o bebê, mas as enfermeiras. “Foram elas que puxaram e o médico estava na porta, falou ‘pode puxar, puxa’. E elas puxaram. Para mim, foi com muita força e aí o bracinho dele ficou assim”, lamentou a mãe.
Dona de casa disse que fez o pré-natal corretamente em Leme e que bebê passava bem (Foto: Wilson Aiello/EPTV)Dona de casa disse que fez pré-natal corretamente
e que bebê estava bem (Foto: Wilson Aiello/EPTV)
Ana Paula mostrou a carterinha do pré-natal e disse que fez todas as consultas e que o bebê estava bem.  “Não foi erro meu, foi erro do médico, foram eles que fizeram isso. Agora espero que eles façam o serviço direito, porque da mesma forma que aconteceu comigo, pode acontecer com outros também”, desabafou.
O médico que fez o parto é o mesmo que está sendo investigado pela morte de um bebê em julho deste ano, também na Santa Casa de Leme. Na época uma mulher de 36 anos perdeu o filho depois de passar por atendimento no local e ser liberada, mesmo com dores e contrações, com a alegação de que os médicos estavam em greve.
A família acusa o médico de negligência e fez um boletim de ocorrência. O caso foi registrado como homicídio culposo, quando não há intenção de matar. No documento, o médico é citado como o responsável pelo atendimento e por ter liberado a paciente.
Sindicância
O coordenador da Santa Casa de Leme disse que vai apurar se houve erro no parto da criança. “Chamarei o diretor clínico, assim como o diretor técnico para que a gente encaminhe isso para uma sindicância interna para poder até dar algumas informações mais fundadas no sentido do que aconteceu realmente com essa criança”, falou Paulo Rovai.
O médico responsável pelo parto foi procurado pela reportagem, mas não foi localizado. O inquérito sobre a morte do bebê ocorrida em julho já foi concluído, mas corre em segredo de Justiça.
Bebê não movimenta braço esquerdo desde o parto realizado na Santa Casa de Leme (Foto: Wilson Aiello/EPTV)Bebê não movimenta braço esquerdo desde o parto realizado na Santa Casa (Foto: Wilson Aiello/EPTV)

Nenhum comentário: