segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Criança que morreu com trombose pode ter sido vítima de erro médico em Apucarana

Uma criança de 11 anos que morreu, após complicações de uma trombose, no último sábado (12) pode ter sido vítima de erro médico ou negligência, em Apucarana (a 62 km de Maringá).
De acordo com a assessoria da prefeitura, uma sindicância foi aberta para apurar as causas que levaram ao falecimento do estudante Roberto Camargo Almeida Filho, de 11 anos. A criança teria sofrido uma queda e uma entorse de tornozelo, quatro dias antes, na Escola Estadual Tadashi Enomoto. Passou por atendimento em Unidades de Pronto Atendimento (Upa) e no Hospital da Providência, mas o quadro médico evolui para uma trombose e infecção generalizada. Foi cogitada a permanência dos médicos envolvidos no atendimento do estudante, mas a hipótese foi afastada após reunião na tarde deste domingo (13) na prefeitura, com autoridades locais.
A Autarquia Municipal de Saúde divulgou a seguinte nota nesta segunda-feira (14):
1 - É cedo e até temerário dizer que houve erro médico ou negligência neste caso, considerando que foram feitos exames de Raio X na Upa (Unidade de Pronto Atendimento) e também no Hospital da Providência, e nenhum deles apontou fratura.
2 - Os prontuários da Upa e do Hospital da Providência estão sendo avaliados e, por enquanto, nem o médico vascular que atendeu o paciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sabe dizer o que fez o quadro evoluir tão rápido, ocasionando o óbito por trombose venosa profunda, embolia pulmonar e septicemia.
3 - O secretário de saúde, Hélio Kissina, informa que já na quinta-feira (10) o prefeito Beto Preto (PT) determinou a abertura de uma sindicância para apurar minuciosamente o caso. E a Autarquia Municipal de Saúde já baixou portaria indicando profissionais para atuar na sindicância. Ao mesmo tempo, de acordo com procedimento padrão, os três médicos que prestaram atendimento ao paciente ficarão afastados de suas funções, até a conclusão da sindicância.
4 – O poder público municipal está solidário com a família do garoto Roberto Camargo Almeida Filho. Nada pode aplacar a dor da família pela perda do estudante que, segundo amigos e professores era bastante tranquilo e tinha uma conduta exemplar. É um momento de muita tristeza, mas a Saúde Pública assegura que todos os procedimentos médicos realizados serão minuciosamente investigados.

Fonte:Gisele Manjurma com assessoria
http://maringa.odiario.com/parana

Nenhum comentário: