sábado, 7 de setembro de 2013

Médico e diretores de hospital do ES vão responder por mortes de bebês

Dois diretores e um médico de uma maternidade de Mantenópolis, na região Noroeste doEspírito Santo, foram denunciados pelo Ministério Público Estadual, nesta terça-feira (3), pela morte de três bebês entre janeiro e fevereiro de 2006. Segundo a Promotoria de Justiça de Mantenópolis, eles atuavam no Hospital Maternidade Nossa Senhora dos Saberes e vão responder por crime de homicídio doloso. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados porque o processo ainda não foi finalizado.
Segundo as investigações, os diretores denunciados contrataram o médico para realizar plantões no período de férias de médicos do hospital de Mantenópolis. Durante o período de um mês, em três partos ocorridos naquele hospital, os três recém-nascidos morreram. O MP-ES constatou também que o médico contratado era formado no exterior e não validou o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) no Brasil. Além disso, constatou-se erros primários que impuseram às gestantes graves sofrimentos e resultaram na morte das três crianças.
Os diretores do hospital não verificaram se o médico era habilitado para o exercício da profissão e, mesmo após saber que ele sequer tinha registro no CRM, permitiram a permanência dele no hospital, assumindo todo o risco pelos resultados relatados.
O MP-ES entende ainda que o médico, sabendo da inabilitação e inabilidade dele para o exercício da profissão, também assumiu o risco de causar os graves e trágicos resultados, devendo responder dolosamente pela morte das três crianças no ano de 2006.
O presidente da Sociedade São Vicente de Paula, que é responsável pelo Hospital Maternidade Nossa Senhora das Dores, Regino Neto, disse que não tem informação sobre a denúncia, porque presidiu o hospital por menos de 90 dias. Neto salientou que assumiu o controle da Maternidade no dia 29 de abril e, 87 dias depois, a unidade foi fechada porque a promotoria proibiu o repasse de verba pública. Nesta quinta-feira (5), o gestor estará reunido, emPinheiros, no Norte do Estado, com uma comitiiva do governo estadual e será discutida a reabertura ou não da unidade em Mantenópolis.

Fonte:Murilo Cuzzuol
Do G1 ES
http://glo.bo/15EgHQV

Nenhum comentário: