segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Erro em licitação deixa hospital sem portão e impede inauguração

28/08/2013 18h07 - Atualizado em 28/08/2013 18h07

Erro em licitação deixa hospital sem portão e impede inauguração

Problema foi constatado por CPI da Assembleia Legislativa MS.
Secretário de Obras de Naviraí diz que erro foi de responsável pelo projeto.

Do G1 MS
1 comentário
Laboratório não pode ser inaugurado porque muro ainda cerca o local. (Foto: Alessandro Perin/Divulgação)Obra de laboratório está concluída, mas ainda não pode ser inaugurada. (Foto: Alessandro Perin/Divulgação)
A inauguração das novas instalações de um laboratório e a ampliação do pronto socorro do Hospital Municipal de Naviraí, a 359 quilômetros de Campo Grande, está emperrada porque faltam portão, grades e calçadas nas obras. Os problemas, por mais primários que aparentem, foram ocasionados por falhas em licitações.
A denúncia veio à tona por meio de deputados estaduais da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, que estiveram em Naviraí na segunda-feira (26). Os parlamentares afirmaram constatar a demora na entrega dos prédios, em razão de, nas licitações, não constarem a instalação de portão, grades e calçadas no laboratório, além da parte que foi ampliada do pronto socorro.
  •  
Novas instalações devem ficar prontos depois de 60 dias. (Foto: Alessandro Perin/Divulgação)Novas instalações podem ficar prontas em dois
meses. (Foto: Alessandro Perin/Divulgação)
O atual Secretário de Obras do município, Gessé da Silva Andrade, relatou ao G1 que as obras iniciaram em 2009 e que o pedido para instalação do que faltava deveria ter sido feito pelo responsável pelo projeto da época. No entanto, mesmo com o atraso, uma nova licitação para resolver os problemas foi feita pela atual gestão há dois meses, informa.
Apesar de a estrutura do laboratório concluída e o pronto socorro em fase final, Andrade explicou que a entrega dos prédios para uso só deve ser feita em pelo menos 60 dias, alegando que após a conclusão das obras, fiscalizações e condições contratuais ainda serão feitas pelo Corpo de Bombeiros, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Caixa Econômica Federal.
“Estamos cientes dos atrasos, mas cidades do interior possuem diversos outros problemas. Não somos os culpados por esse erro antigo”, explicou o secretário ao responder sobre o motivo da demora também na segunda licitação.
Prédio antigo tambem possui necessecidades, diz diretora. (Foto: Alessandro Perin/Divulgação)Prédio antigo também possui deficiências, diz
diretora. (Foto: Alessandro Perin/Divulgação)
G1 também entrou em contato com a diretora geral do Hospital de Naviraí, Renata Sena Moraes Hervatini, que está há 50 dias no cargo. Ela confirmou não só a falta da estrutura externa dos novos prédios, mas outros problemas nas instalações antigas do hospital.
“Precisamos, além da conclusão dos novos prédios, de mais veículos, leitos e reformas nas áreas que já são utilizadas aqui”, disse.
De acordo com a assessoria da Assembleia Legislativa, o atual prefeito de Naviraí, Leandro Peres de Matos (PV), ainda será ouvido pela CPI para prestar esclarecimentos sobre esse e outros casos do município, já que, no dia em que os parlamentares foram à cidade, Matos não pôde participar das oitivas por motivos particulares.

Fonte G1
http://glo.bo/17iwgEr

Nenhum comentário: