segunda-feira, 9 de março de 2015

Pacientes enfrentam falta de remédio para tratar câncer no Rio

09/03/2015 08h46 - Atualizado em 09/03/2015 08h46

Pacientes enfrentam falta de remédio para tratar câncer no Rio

Alguns estão há três meses sem receber medicação.
Falta do remédio coloca em risco a visão dos doentes.

Do G1 Rio
Pacientes que precisam do medicamento Cabergolina, usado para o tratamento de tumores na hipófise, estão há três meses sem receber o remédio. A falta da medicação coloca em risco a qualidade de vida dessas pessoas, que podem perder a visão. As informações são do Bom Dia Rio desta segunda-feira (9).

Há 14 anos, Jaciara Avelino tem um tumor na hipófise, uma glândula que fica na base do cérebro. Ela faz tratamento no Hospital dos Servidores do Estado e precisa tomar medicamentos regularmente. Entretanto, que um dos remédios, a Cabergolina, está em falta.
“Eu passo muito mal com a falta do remédio, sinto muita dor de cabeça, me dá muito enjoo. Isso está me causando muitos danos e eu tenho medo de subir e esse tumor na minha cabeça crescer mais ainda na minha hipófise”, disse Jaciara.
Segundo os pacientes, há cerca de três meses, a Rio Farmes, farmácia estadual de medicamentos especiais, deixou de fornecer a Cabergolina. Uma caixa do remédio custa em média R$ 250, o que dificulta o tratamento de quem não pode arcar com os custos.
Jaciara precisa de quatro caixas por mês, o que totaliza cerca de R$ 1 mil. A dona de casa já procurou a secretaria de Saúde, mas não teve resposta para o problema.
“Eu não tenho esse dinheiro todo mês pra comprar o remédio. Procurei varias vezes a secretaria, ligo quase todo dia e eles falam que não há previsão. Eu estou começando a ficar desesperada com a falta do remédio”, disse a dona de casa.
A equipe do Bom Dia Rio acompanhou a paciente até a sede da Rio Farmes. Ela entra, pergunta se tem o medicamento e recebe a mesma resposta pela sétima vez. “A previsão pro medicamento chegar é de 20 a 30 dias. Continua em falta”, disse a atendente.
Rosilene Aparecida também faz tratamento no Hospital dos Servidores. Ela precisa de Cabergolina e não tem conseguido o medicamento.
“Estou precisando urgente e a atendente do posto disse que não tem previsão para o medicamento chegar. Eu perguntei onde eu posso recorrer e ela falou que não tem. Ele está em falta no posto e em todo o estado. Eu vou entrar com processo”, disse Rosilene.
Para a diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Giselle Taboada, a falta do medicamento é preocupante.
“Na falta da cabergolina, a gente tem o risco do tumor voltar a crescer. Entretanto, o grande problema desse tumor, apesar dele ser benigno, é que ele fica numa localização muito nobre do cérebro, perto do nervo da visão. Então o tumor voltando a crescer pode levar à perda da visão ou a paralisação do funcionamento de alguns nervos”, disse Giselle Taboada.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que teve um atraso na compra do remédio porque uma empresa que participou da licitação recorreu e o processo ficou paralisado. Segundo a Secretaria, os remédios foram comprados, mas ainda precisam ser enviados pelo fornecedor.Não há informações de quando os pacientes vão receber o medicamento.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1
Fonte: G1

Nenhum comentário: