segunda-feira, 2 de março de 2015

Garota com hanseníase morre por medicação errada em hospital, diz pai

26/02/2015 06h44 - Atualizado em 26/02/2015 11h13

Garota com hanseníase morre por medicação errada em hospital, diz pai

Pedreiro afirma que filha, de 12 anos, tomou remédio que não poderia.
Unidade nega que tenha ocorrido negligência; Polícia Civil investiga o caso.

Sílvio TúlioDo G1 GO
Larissa Nascimento Batista morreu em hospital de Cristalina, Goiás 2 (Foto: Arquivo pessoal)Larissa morreu após dar entrada em hospital de
Cristalina (Foto: Arquivo pessoal)
O pedreiro Marcos Batista Carvalho, de 38 anos, registrou uma ocorrência para apurar a morte da filha, Larissa Nascimento Batista, de 12 anos, no Hospital Municipal de Cristalina, no Entorno do Distrito Federal, onde a família mora. Segundo ele, o óbito ocorreu depois que a menina, portadora de hanseníase, recebeu uma medicação que não poderia tomar. A direção da unidade de saúde nega que tenha ocorrido qualquer tipo de erro ou negligência.
O pai diz que há sete meses Larissa fazia tratamento para hanseníase no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em Brasília. Na última sexta-feira (20), quando estava em casa, a garota sentiu fortes dores na barriga e foi levada para o hospital municipal.
"Eu levei ela e expliquei para a médica que minha filha fazia tratamento e que não podia tomar alguns remédios. Quando ela disse qual medicamento iria ministrar eu perguntei se não fazia mal e a médica respondeu que não. Minutos depois de ela receber a medicação, ela morreu. Não posso falar que foi erro, mas acredito em negligência, que ela tomou uma medicação que não podia", diz Marcos ao G1.
Em nota, a Secretaria de Saúde do DF informou que não pode repassar informações sobre a enfermidade da paciente. A garota foi enterrada na segunda-feira (23).
Atendimento normal
O hospital negou que Larissa tenha sido atendida de forma incorreta. Segundo a diretora da unidade, Luciana Ferreira Gomes, a paciente deu entrada no hospital em estado grave e, apesar dos esforços da equipe médica, ela não resistiu.
"Não podemos passar muitas informações porque o atendimento é sigiloso. Porém, o que posso falar é que foram realizadas todas as manobras necessárias para atender a paciente, mas, infelizmente, ela não resistiu", diz.
Ainda de acordo com a diretora, a ação dos profissionais foi considerada "dentro da normalidade" que o caso exigia. "Foi um atendimento adequado, nada fora do padrão para um caso como o dela", pondera.
Investigação
O delegado responsável pelo caso, Cássius Zamó, disse que a menina chegou ao hospital já em estado grave e, logo depois, teve uma parada cardíaca. Ele afirma que a suspeita inicial é de que a morte tenha sido natural. O investigador pondera que o caso só será definido com a divulgação do laudo cadavérico, o que deve ocorrem em 30 dias.
"Ninguém foi ouvido ainda e só vou fazer isso até ter acesso ao laudo. Também vou requerer o prontuário médico para juntar aos documentos. Se ficar constatada a morte natural, pedimos o arquivamento do inquérito. Se houver erro médico, o responsável irá responder pelo crime", diz Zamó.
Garota com hanseníase morre após tomar medicação em hospital de Cristalina, Goiás, diz pai (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Familiares de amigos se despedem de Larissa: polícia investiga morte (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
tópicos:

Nenhum comentário: