quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Jovem morre com espinha de peixe na garganta Foto: Teixeira News

Teixeira de Freitas - Mais um caso aparente de negligência médica ocorrido no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), acaba de abalar ainda mais a estrutura da saúde pública na região.

A vítima foi o jovem Jeferson Neves Santos, de apenas 18 anos, morador da Fazenda Boa Esperança, distante cerca de 9 quilômetros do distrito de São José, interior do município de Alcobaça. Familiares do rapaz dizem que o mesmo engasgou-se com uma espinha de peixe no sábado do último dia 21 deste mês de outubro, quando queixando-se de fortes dores acabou sendo socorrido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF).

Sem saber precisar o nome do médico de plantão no dia do atendimento, familiares do jovem dizem que mesmo afirmando estar engasgado, o rapaz foi aconselhado pelo profissional para voltar para casa. Segundo o tio de Jeferson, Manoel Conceição Santos, durante toda a semana passada o jovem sofreu com as insuportáveis dores, tendo inclusive retornado ao HMTF. “Eles [médicos] sempre diziam que meu sobrinho tinha que voltar para casa. Deixaram o menino morrer praticamente sem atendimento”, desabafa.

Ainda segundo o senhor Manoel, na terça-feira (22) os médicos teriam informado que o jovem engasgado teria que fazer uma endoscopia, já que somente com o resultado do exame seria possível identificar o local exato onde estava fixada a espinha. O problema, alega a família, que o procedimento, normalmente simples, não foi feito no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF).

E neste último domingo (27), Jeferson Neves Santos, de 18 anos, gritando de dores, acabou não resistindo e veio a óbito. O tio Manoel, que fez a retirada do corpo no IML de Teixeira de Freitas nesta segunda-feira (28) ainda disse que a família pensou em fazer a endoscopia em um hospital particular, mas as condições financeiras não permitiram. Até uma equipe do SAMU esteve na casa do rapaz engasgado, mas como a espinha ficou agarrada fora da área visual da garganta, pouco ou nada conseguiu fazer.

A família afirma que teria havido negligência por parte do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. No Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT) onde foi realizado o exame de necropsia ficou comprovado que a espinha estava nas proximidades do esôfago e que o jovem Jeferson morreu por anemia aguda, pois perdera muito sangue. O tio do rapaz morto ainda contou que o sobrinho tinha dificuldade de fazer sua alimentação e durante a semana passada se alimentava apenas de líquidos.

Sindicância

Como sempre acontece a direção do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), bem como a secretaria municipal de Saúde, não têm como regra apurar esse tipo de acontecimento e a hipótese mais provável é que Jeferson Neves Santos, de 18 anos, por ser pobre, entre apenas nas estatísticas da falência do sistema público de saúde no Brasil.

É bom salientar que o prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt (PT) é médico.
Por Ronildo Brito / TeixeiraNews

Nenhum comentário: