terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Jovem alérgica morre em posto de saúde de MT e pai alega erro médico

A auxiliar administrativa Jucélia Aparecida Camargo, de 24 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (9) em um posto de saúde do município de Feliz Natal, a 538 km de Cuiabá. A família alega que ela foi sozinha à unidade de saúde para fazer exame de tireoide e teria recebido medicação errada para alergia, o que teria ocasionado a morte. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde garante que a paciente recebeu o atendimento devido após uma crise alérgica e que o laudo de necrópsia irá apontar as causas do óbito.
O pai da jovem, Sebastião Teodoro, disse estar inconsolável, já que a filha saiu de casa aparentando estar bem de saúde e morreu. "Ela foi de moto para o posto de saúde sozinha e voltou morta para casa. Alguém que estava no posto disse que aplicaram uma injeção nela e, em seguida, ela morreu", afirmou. Ele contou que a filha tinha alergia e que fazia tratamento. "Ela tinha alergia a poeira, mas nunca nos preocupamos porque tinha os remédios que ela costumava tomar e ficava bem", pontuou. Ele já registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil da cidade pedindo que a morte seja investigada.
Sebastião disse nunca ter perdido um familiar tão próximo. "Nunca perdi ninguém assim e agora perco justamente a minha filha", desabafou. Muito abalado com a morte da filha, ele disse que irá cobrar explicações sobre as causas do falecimento de Jucélia, bem como se ela recebeu o atendimento necessário na unidade de saúde. "Se for um erro médico, quero que o responsável seja punido", declarou.
Ele contou que a filha tinha conversado com uma vizinha, que descobriu estar engordando por conta da problema na tireóide, e, por isso, resolveu ir ao posto de saúde para tentar diagnosticar se também possuía o problema. "Uma vizinha dela vinha fazendo tratamento porque estava gordinha e ela [Jucélia] também tinha engordado, até fez exame de gravidez, mas deu negativo. Daí ela também decidiu ir ao médico", explicou o pai de Jucélia. O corpo da paciente foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Sinop, a 503 km de Cuiabá. Após o exame de necropsia, o corpo deve ser velado em Feliz Natal, onde a família dela mora.
A secretária de Saúde do município, Luzia Mastroiano, disse se tratar de uma fatalidade. "Ela [paciente] já tinha asma e até usava uma bombinha. E foi ao posto de saúde para fazer uma consulta. Durante o tempo que esperava por atendimento, começou a desencadear o processo alérgico. O médico que estava de plantão a atendeu, mas foi irreversível", argumentou. Ela disse não saber exatamente o que provocou a morte.

Fonte : G1

Nenhum comentário: