terça-feira, 31 de maio de 2011

Menino de 3 anos morre após cirurgia e família acusa clínica



Plantão
Publicada em 31/05/2011 às 03h18m

Athos Moura



Share ....RIO - A família de um menino de 3 anos, que morreu no início da noite desta segunda-feira, acusa uma clínica particular de negligência. Enzo Dellacio Ribeiro da Silva foi internado na Clínica Samci, no Andaraí, por volta das 6h para realizar uma operação de adenóide e fimose. Segundo a família do menino, o procedimento cirúrgico começou às 8h e demorou duas horas e meia. Enzo teria saído bem da operação e passou a tarde dormindo. Às 18h ele teria tido uma parada cardiorrespiratória e faleceu.



A tia da criança, a podóloga Janayna Ribeiro, contou que o atestado de óbito constava que a causa da morte de Enzo teria sido uma broncoaspiração. Porém, ela diz, que assim que a operação terminou, membros da equipe médica alegaram verbalmente que a criança não teria inspirado e nem expirado nenhum tipo de líquido.



A família também protestou contra o fato de a médica responsável pela clínica ter saído do local às 17h e só assinou o atestado de óbito às 23h, após uma ambulância da clínica ter ido ao Hospital Souza Aguiar (HSA), no Centro, onde ela também estava de plantão. Janayna contou que quem ficou responsável pela clínica foi uma enfermeira:



- A médica que fez a operação estava no Souza Aguiar e abandonou o posto. Quem estava responsável pela clínica era uma enfermeira. Em momento nenhum a família conseguiu falar com a médica. Apenas às 23h chegaram com o atestado de óbito assinado e liberaram o corpo.



O pai de Enzo, Márcio Anderson Ribeiro da Silva, esteve na 19ª DP (Tijuca) para registrar um boletim de ocorrência. O delegado de plantão, Leonardo Luís Macharet fez uma diligência até a clínica e conversou por telefone com o diretor da unidade que se prontificou a dar esclarecimentos sobre o episódio. Macharet ordenou que o corpo da criança fosse levado de volta para o Instituto Médico-Legal (IML) para que os legistas determinem a causa da morte e atestem se houve erro médico ou não. O delegado contou ainda que os médicos responsáveis serão chamados para depor.



Por telefone a direção da clínica Samci afirmou que não irá se pronunciar sobre o caso.





Pai reclama de falta de assitência do hospital


O pai da criança, Márcio Anderson, reclamou da falta de assistência do hospital. “Ninguém deu atenção para a gente no hospital. Ninguém falava nada”, disse. Ainda segundo ele, a família chegou a ser chamada por alguns médicos. “Chegou um determinado momento que uma das pessoas que participou da cirurgia do meu filho nos chamou lá em cima para conversar e disseram na nossa cara que não sabiam explicar o que tinha acontecido”, afirmou.



Márcio declarou ainda que, a princípio, os médicos disseram que o menino havia tido uma parada respiratória provocada pela ingestão de uma secreção. Para ele, o acompanhamento médico não foi adequado.



“Ele saiu da cirurgia e dormiu desde então. Não sei se meu filho acordou, não sei nem se ele abriu os olhos”, disse com a voz embargada, acrescentando que a mãe do menino passou o dia inteiro ao lado da criança. “A enfermeira falou para ela que era normal (ele dormir) devido a anestesia e que seria bom por causa das dores”, contou ele.



Médica em outro hospital

Segundo o pai do menino, a médica que participou da cirurgia não estava no hospital na hora do óbito. "A médica que tinha operado tinha saído do plantão para poder cumprir outro plantão em um outro hospital, o Souza Aguiar. Ela saiu com tanta pressa que nem o óbito do meu filho conseguiu aprontar. Tivemos que enviar uma equipe médica até o outro hospital para que ela pudesse assinar o atestado de óbito do menino", reclamou.



Os agentes da 20ª DP (Vila Isabel) foram nesta terça até o hospital Souza Aguiar, para descobrir se a médica realmente estava no local durante o óbito da criança.



Justiça

A família agora analisa a possibilidade de entrar na Justiça contra o hospital. “Meu sentimento é de justiça. Quantas vezes mais vamos ter que perder crianças dessa forma?”, indagou Márcio.

O advogado da família já foi acionado e está estudando o caso.


Veja também a reportagem pela ban no link abaixo

http://videos.band.com.br/Exibir/Menino-de-3-anos-morre-apos-cirurgias-em-hospital-particular/2c9f94b630297d990130480de632112f?channel=592

Nenhum comentário: