Alertar para a banalidade de mortes por erros médicos. Não estamos aqui para denegrir a imagem dos profissionais da saúde.Estamos sim valorizando aquele profissional que trabalha por vocação,cuja a dedicação é a valorização do ser humano e da vida.Caso você tenha sido vítima,não se cale!!Divulgue aqui!!Contato:machadosandro729@gmail.com
quarta-feira, 18 de julho de 2012
Médicos são indiciados por cobrarem pacientes por partos do SUS
Em Jales, no interior paulista, dois médicos exigiam dinheiro dos pacientes como se fossem cirurgias particulares e ainda se negavam a realizar cesarianas, o que provocou problemas de saúde em muitos recém-nascidos. Os dois também foram indiciados por estelionato, falsidade ideológica e aborto.
Veja a reportagem na integra no link abaixo:
http://r7.com/Zu9A
Paciente morre após médico negar ambulância, denuncia telefonista
Do G1 Ribeirão e Franca
Uma paciente de 29 anos morreu nesta segunda-feira (16) em uma unidade básica de saúde de Ribeirão Preto (SP) depois que o médico responsável pela regulação do Samu recusou uma ambulância para que ela fosse transferida ao hospital. A negativa ocorreu porque o profissional descobriu que a mulher tinha convênio médico e, na avaliação dele, deveria ser socorrida por uma ambulância particular.
Eliane Cristina Maciel Martins sofreu uma parada cardíaca provocada por complicações renais após ficar por duas horas na Unidade Básica de Saúde da Prefeitura aguardando transporte até o Hospital São Francisco, com o qual ela tinha convênio. "Ela foi piorando, saiu sangue do nariz. Ela começou a reclamar de dor no peito enquanto estava falando", disse Ana Lúcia Ferreira da Silva, mãe de Eliane.
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O caso foi denunciado pelo telefonista do setor de regulação do Samu, Gerson Ferreira de Carvalho, que intermediou o diálogo entre o médico responsável pelo serviço e a unidade de saúde municipal onde a vítima recebeu os primeiros socorros. "Ele [o médico regulador] retirou o pedido [de socorro] e orientou a paciente a acionar o São Francisco para o resgate", contou.
Acesso universal
O secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Stênio Miranda, disse que uma sindicância será aberta para apurar o caso, pois, segundo ele, o serviço não pode ser negado, mesmo a quem possui convênio. "Não existe essa delimitação. O sistema público de saúde é um sistema de acesso universal, ou seja, é para todas as pessoas, todos os brasileiros, independente de qualquer condição."
São Francisco
O Hospital São Francisco comunicou, em nota, que a ambulância do convênio foi acionada logo que recebeu o chamado da unidade de saúde da Prefeitura, mas o atendimento não foi realizado porque a paciente já estava morta.
Eliane , de 29 anos, morreu depois de esperar
ambulância por 2 horas (Foto: Reprodução EPTV)
Indignado
Carvalho disse que resolveu denunciar o caso à imprensa porque sabia que havia uma ambulância do Samu disponível para atender a paciente e, mesmo assim, o socorro foi negligenciado. Segundo ele, a ambulância do convênio foi acionada logo em seguida, mas não chegou a tempo.
"Eu fiquei indignado porque era uma paciente de 29 anos, não importa se era gravíssimo, se íamos conseguir salvar. Em tese, ela teria mais chance de vida se a UTI tivesse retirado ela do posto onde tem menos recursos e tivesse levado para a UTI do hospital", disse o telefonista.
Veja a reportagem na íntegra no link abaixo:
http://glo.bo/Nt34PW
segunda-feira, 16 de julho de 2012
HOSPITAL ESTADUAL PEDRO II: SinMed denuncia sequestro de pacientes no Iaserj
HOSPITAL ESTADUAL PEDRO II: SinMed denuncia sequestro de pacientes no Iaserj: Durante toda a madrugada deste domingo (15/7), policiais do BOPE, acompanhados de médicos chefiados pela Dra. Valeria Moll, represent...
Demora por atendimento é rotina na rede particular de saúde de Campinas
A longa espera por atendimento médico, frequente na rede pública de saúde, também afeta usuários de planos de saúde da rede particular de Campinas. A demora passou a ser uma rotina também no serviço de saúde particular e ter convênio médico hoje em dia não significa ser atendido na hora nem da maneira ideal.
O mecânico Jaime Pinto Junior, titular de um plano de saúde, esperou por pelo menos quatro horas na Casa de Saúde de Campinas por atendimento para o filho de 9 anos, que estava com suspeita de pneumonia e precisava de uma radiografia do pulmão.
A família do operador de produção Carlos Ferreira esperou por seis horas com os filhos no pronto-socorro lotado até que a mulher fosse atendida.
Wagner Martins aguarda cirurgia há mais de 50
dias (Foto: Reprodução EPTV)
Os planos de saúde ocupam o segundo lugar no ranking de reclamações do Procon em todo o estado de São Paulo, uma das formas que o paciente tem de cobrar pelo serviço.
A advogada Andréia Gomes de Oliveira orienta que o usuário deve denunciar o atendimento de médicos e hospitais para os convênios e, além do Procon, deve recorrer à Agência Nacional de Saúde (ANS).
A ANS garantiu que todas as denúncias são apuradas e que cobra medidas dos convênios médicos e que, com o número do protocolo da reclamação é possível ao usuário do convênio acompanhar o andamento da denúncia. As denúncias podem ser feita pelo telefone 0800-701-9656.
O plano de saúde Unimed informou que as reclamações devem ser encaminhadas para a ouvidoria, pelo site unimedcampinas.com.br
A diretoria da Casa de Saúde, onde pacientes reclamam da demora, admite que tem uma procura maior que a capacidade de atendimento do hospital e explicou não ser possível aumentar o número de médicos já que todo o espaço é usado.
Cirurgia
O instalador de aquecimento a gás Wagner Roberto Martins precisa de uma cirurgia para resolver um problema na coluna que o impede de ficar em pé por muito tempo. No dia 2 de março, ele foi encaminhado pelo médico para uma cirurgia de urgência, segundo a esposa, a psicóloga Leonice Martins. Ela procurou o convênio e achou que, no máximo em 15 dias, a cirurgia seria feita, mas do início de março até 15 de abril, o que era urgente virou uma batalha com o plano de saúde.
O plano de saúde Amil dá cobertura total para o procedimento e encaminhou o pedido de cirurgia para um neurocirurgião no dia 6 de março, dizendo que a cirurgia já estava autorizada. No dia 8 de março, Martins passou pela consulta com um neurologista, mas segundo Leonice, acabou não fazendo a cirurgia.
A cirurgia foi novamente remarcada para 10 de abril, mas no dia anterior foi cancelada e remarcada para o dia 12, mas pouco antes, foi novamente adiada.
Martins, que junto com a mulher paga R$ 550,00 pelo convênio, diz que tem dificuldade para dormir desde que as dores apareceram, há quase dois meses, período em que também está impedido de trabalhar.
A assessoria de imprensa da Amil informou que houve falha de comunicação entre o hospital e o convênio.
Veja a reportagem na íntegra no link abaixo:
http://glo.bo/ISdH9J
Médicos e funcionários fazem vigília no Iaserj, no Centro do Rio
Médicos e funcionários fazem vigília no Iaserj, no Centro do Rio
Patrulhas do Batalhão de Choque estão na porta da unidade.
Pacientes foram transferidos para outros hospitais durante a madrugada.
Alba Valéria MendonçaDo G1 RJ
18 comentários
Médicos e funcionários prostestam contra desativação do Iaserj, no Centro do Rio (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Médicos e funcionários do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj), durante manifestação que reuniu dezenas de pessoas no pátio da unidade, afirmam que vão seguir com a vigília que completa 45 dias neste domingo (15). De acordo com a presidente da Associação de Funcionários do Iaerj, Mariléa Ormond, eles continuarão lutando contra a desativação do hospital e a demolição do prédio.
Na noite de sábado (14), o prédio foi cercado por policiais do Batalhão de Choque da PM, e os 45 pacientes que estavam internados foram transferidos em 14 ambulâncias para outros hospitais estaduais. A operação, segundo os funcionários, se estendeu das 22h de sábado às 6h deste domingo. Dois camburões do BPChoque permanecem na entrada do hospital, neste domingo.
O terreno onde fica o Iaserj foi cedido ao Instituto Nacional do Câncer (Inca) pelo governo do estado em 2008. No local vai ser construído um centro de tratamento e pesquisa do câncer.
Batalhão de Choque permanece na frente da Iaserj
(Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Oito pacientes do Instituto de Infectologia São Sebastião, que funciona nas dependência dos Iaserj, são os últimos remanescentes do prédio. São pacientes com doenças altamente infecciosas, como meningite e leptospirose. Um deles está em estado gravíssimo no CTI. Eles deverão ser transferidos para o Hospital dos Servidores, na Praça Mauá, na Zona Portuária,
“Essas transferências feitas de madrugada foi um absurdo. Não permitiram a entrada dos médicos ou dos enfermeiros, que não foram autorizados a dar alta aos pacientes e nem acompanhá-los. É uma insanidade. Como podem desativar um hospital quando a saúde pública do Rio vive imersa no caos? Fomos supreendidos por mais essa violência“, disse Mariléa, acrescentando que a manifestação contra o fechamento do hospital já estava programada antes da transferência dos pacientes.
Em nota datada do dia 4 de junho, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que nenhum serviço do Iaserj será fechado ou interrompido e que, hoje, "o Iaserj possui serviços de ambulatório, 12 leitos de UTI e 18 leitos de enfermaria". Esses serviços seriam transferidos e ampliados no Hospital Estadual Getúlio Vargas e em outros pontos da cidade.
Reinaugurado em 2008
Equipamentos e camas novas comprados em 2008
do Iasejr (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Mariléa destaca o desperdício do dinheiro público. Na recepção do Iaserj uma placa mostra que o hospital foi reformado com verba doada pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e reinaugurado pelo governador Sérgio Cabral e pelo secretário estadual de Saúde Sérgio Côrtes, em setembro de 2008. Mesmo ano da cessão do terreno ao Inca.
“Em 2009 tentaram fazer a remoção dos pacientes para outros hospitais. Mas um deles morreu e o processo de transferência foi suspenso. Não dá para entender como o governo gasta R$ 10 milhões na reforma e na compra de equipamentos para um prédio que quer demolir”, observa a funcionária.
Com a transferência dos pacientes foram deixados para trás, nos nove andares do hospital, aparelhos de raio-x, tomógrafos, monitores cardíacos e até aparelhos de ar-condicionado novos. Macas e camas hospitalares reclináveis e modernas ficaram empilhadas nas UTIs e os colchões, empilhados no corredor. Num dos leitos, o oxigênio não foi desligado e deixaram para trás um recipiente com resíduos de um internado.
Técnica de enfermagem recolhe material de UTI
do Iaserj (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
A técnica de enfermagem Sueli Matias, disse que foi surpreendida ao chegar para trabalhar no plantão deste domingo.
“Quando cheguei para trabalhar encontrei tudo assim, revirado, com as camas jogadas de qualquer jeito, sem colchão. Estou muito triste. Vou desligar os equipamentos que ficaram ligados e guardar a medicação que ficou espalhada. Não sabemos onde estão os doentes e nem onde vamos trabalhar. Tudo isso é lamentável”, disse Sueli há três anos no Iaserj.
De acordo com a Associação de Funcionários do Iaserj, o hospital criado na década de 30 para atender servidores estaduais, atualmente atende à rede credenciada do Sistema Único de Saúde (SUS). A associação diz ainda que a unidade realiza dez mil consultas ambulatoriais por mês em 44 especialidades clínicas e que o laboratório de análises clínicas faz em média 35 mil exames mensais. O Iaserj tem atualmente 1.500 funcionários ativos, que não sabem para onde serão transferidos.
“Somos concursados e trabalhamos juntos como se fôssemos uma família. Queremos ao menos que a transferência dos funcionários se dê em bloco para as outras unidades” disse uma enfermeira, que não quis se identificar, lembrando que o Iaserj tem um ambulatório no Maracanã, na Zona Norte, e o Hospital de Gerontologia e Geriatria, que fica em Campo Grande, na Zona Oeste.
saiba maisPoliciais cercam hospital do Rio e pacientes são transferidos
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18 comentários
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Sérgio FigueiredoPetrópolis, RJ6 horas atrásDenunciar
Na época em que o Brasil ainda não era Terra de Ninguém, costumava-se depor e processar os governantes responsáveis por malversação de dinheiro público e improbidade administrativa. Infelizmente, na Terra de Ninguém, os maiores criminosos são os que fazem as leis. Hoje, lesar a pátria é prática que enaltece e valoriza o homem público sagaz. Eles querem que o povo se “exploda”!...
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Francisco Oliveira7 horas atrásDenunciar
LAMENTAVEL QUE O JUIZ TENHA ASSINADO UMA AUTORIZAÇÃO PARA DESPEJAR PACIENTES EM ESTADO GRAVE DO LEITO DE UM HOSPITAL QUE À POUCO TEMPO FOI REFORMADO E QUE ATENDIA OS PACIENTES E SEUS FAMILIARES COM DIGNIDADE. NÃO FICO SURPRESO COM A ATITUDE DOS GOVERNANTES DO NOSSO ESTADO E MUNICIPIO ,FICO TRISTE E ENVERGONHADO COM A DECISÃO DESTE SERVIDOR PUBLICO QUE É CHAMADO DE JUIZ , SERA QUE ELE FOI AO HOSPITAL OU ELE É DAQUELES QUE VIVEM EM REDOMAS DE VIDRO E ESQUECE QUE SOMOS NOS QUE PAGAMOS À ELE, QUEM SABE UM DIA O JUIZ PASSANDO POR LA E PRECISE DO HOSPITAL E NÃO DEU TEMPO DE CHEGAR NO S.AGUIAR E ?
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Médicos e funcionários do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj), durante manifestação que reuniu dezenas de pessoas no pátio da unidade, afirmam que vão seguir com a vigília que completa 45 dias neste domingo (15). De acordo com a presidente da Associação de Funcionários do Iaerj, Mariléa Ormond, eles continuarão lutando contra a desativação do hospital e a demolição do prédio.
Na noite de sábado (14), o prédio foi cercado por policiais do Batalhão de Choque da PM, e os 45 pacientes que estavam internados foram transferidos em 14 ambulâncias para outros hospitais estaduais. A operação, segundo os funcionários, se estendeu das 22h de sábado às 6h deste domingo. Dois camburões do BPChoque permanecem na entrada do hospital, neste domingo.
O terreno onde fica o Iaserj foi cedido ao Instituto Nacional do Câncer (Inca) pelo governo do estado em 2008. No local vai ser construído um centro de tratamento e pesquisa do câncer.
Batalhão de Choque permanece na frente da Iaserj
(Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Oito pacientes do Instituto de Infectologia São Sebastião, que funciona nas dependência dos Iaserj, são os últimos remanescentes do prédio. São pacientes com doenças altamente infecciosas, como meningite e leptospirose. Um deles está em estado gravíssimo no CTI. Eles deverão ser transferidos para o Hospital dos Servidores, na Praça Mauá, na Zona Portuária,
“Essas transferências feitas de madrugada foi um absurdo. Não permitiram a entrada dos médicos ou dos enfermeiros, que não foram autorizados a dar alta aos pacientes e nem acompanhá-los. É uma insanidade. Como podem desativar um hospital quando a saúde pública do Rio vive imersa no caos? Fomos supreendidos por mais essa violência“, disse Mariléa, acrescentando que a manifestação contra o fechamento do hospital já estava programada antes da transferência dos pacientes.
Em nota datada do dia 4 de junho, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que nenhum serviço do Iaserj será fechado ou interrompido e que, hoje, "o Iaserj possui serviços de ambulatório, 12 leitos de UTI e 18 leitos de enfermaria". Esses serviços seriam transferidos e ampliados no Hospital Estadual Getúlio Vargas e em outros pontos da cidade.
Reinaugurado em 2008
Equipamentos e camas novas comprados em 2008
do Iasejr (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Mariléa destaca o desperdício do dinheiro público. Na recepção do Iaserj uma placa mostra que o hospital foi reformado com verba doada pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e reinaugurado pelo governador Sérgio Cabral e pelo secretário estadual de Saúde Sérgio Côrtes, em setembro de 2008. Mesmo ano da cessão do terreno ao Inca.
“Em 2009 tentaram fazer a remoção dos pacientes para outros hospitais. Mas um deles morreu e o processo de transferência foi suspenso. Não dá para entender como o governo gasta R$ 10 milhões na reforma e na compra de equipamentos para um prédio que quer demolir”, observa a funcionária.
Com a transferência dos pacientes foram deixados para trás, nos nove andares do hospital, aparelhos de raio-x, tomógrafos, monitores cardíacos e até aparelhos de ar-condicionado novos. Macas e camas hospitalares reclináveis e modernas ficaram empilhadas nas UTIs e os colchões, empilhados no corredor. Num dos leitos, o oxigênio não foi desligado e deixaram para trás um recipiente com resíduos de um internado.
Técnica de enfermagem recolhe material de UTI
do Iaserj (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
A técnica de enfermagem Sueli Matias, disse que foi surpreendida ao chegar para trabalhar no plantão deste domingo.
“Quando cheguei para trabalhar encontrei tudo assim, revirado, com as camas jogadas de qualquer jeito, sem colchão. Estou muito triste. Vou desligar os equipamentos que ficaram ligados e guardar a medicação que ficou espalhada. Não sabemos onde estão os doentes e nem onde vamos trabalhar. Tudo isso é lamentável”, disse Sueli há três anos no Iaserj.
De acordo com a Associação de Funcionários do Iaserj, o hospital criado na década de 30 para atender servidores estaduais, atualmente atende à rede credenciada do Sistema Único de Saúde (SUS). A associação diz ainda que a unidade realiza dez mil consultas ambulatoriais por mês em 44 especialidades clínicas e que o laboratório de análises clínicas faz em média 35 mil exames mensais. O Iaserj tem atualmente 1.500 funcionários ativos, que não sabem para onde serão transferidos.
“Somos concursados e trabalhamos juntos como se fôssemos uma família. Queremos ao menos que a transferência dos funcionários se dê em bloco para as outras unidades” disse uma enfermeira, que não quis se identificar, lembrando que o Iaserj tem um ambulatório no Maracanã, na Zona Norte, e o Hospital de Gerontologia e Geriatria, que fica em Campo Grande, na Zona Oeste.
Veja a reportagem na íntegra no link abaixo:
http://glo.bo/MwOqn3
sábado, 14 de julho de 2012
Jornal Mural: Manifestantes pedem fim de demolição do Iaserj e t...
Jornal Mural: Manifestantes pedem fim de demolição do Iaserj e t...: Rio - O Hospital Central do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj) será demolido para dar lug...
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Inquérito de erro médico no RS será concluído em 15 dias, diz delegado
O delegado responsável pelo caso da idosa de 87 anos que teve a perna errada operada no hospital de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, quer acelarar o processo de investigação para concluir o inquérito na metade do tempo estimado, que seria de 30 dias. Nauro Marques, titular da 1ª Delegacia de Polícia do município, afirmou ao G1 que a primeira testemunha será ouvida na manhã desta quinta-feira (12).
"Queremos ouvir o neto da senhora. O depoimento dele estava marcado para hoje (quarta), mas não conseguimos localizá-lo. Amanhã (quinta) ele deve comparecer à delegacia e será o primeiro a ser ouvido". Segundo o delegado, o rapaz foi quem registrou ocorrência contra o hospital. "As pessoas que ele citar nós iremos ouvir também, além da equipe médica do hospital", ressaltou. "É claro que a conclusão do inquérito vai depender da disponibilidade das pessoas, mas pretendo finalizá-lo em 15 dias", disse Marques.
Por meio da assessoria de imprensa, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo, que realizou a cirurgia incorreta na última sexta-feira (6), informou que não irá punir individualmente o médico responsável pelo procedimento porque uma equipe inteira estava envolvida na operação. A Instituição disse que abriu sindicância para apurar o caso. O Conselho Regional de Medicina (Cremers), por sua vez, afirmou que vai abrir processo administrativo para investigar os fatos.
saiba mais'Não sei quando vou poder andar', diz idosa operada na perna errada no RS
Idosa de 87 anos é operada na perna errada em Novo Hamburgo, RS
O caso
A aposentada Maria Nunes da Silva, de 87 anos, estava internada há 12 dias no Hospital Municipal de Novo Hamburgo devido a uma fratura no fêmur da perna esquerda e passou por uma cirurgia para reconstituir o osso com uma placa de platina na sexta-feira (6). A intervenção cirúrgica, no entanto, foi realizada na perna direita da idosa.
Ao perceber o erro, a equipe médica tentou contornar a situação e também operou a perna fraturada, no sábado (7). Em nota, a direção do hospital disse que o prontuário da paciente indicava corretamente a lesão no fêmur da perna esquerda e que houve falha humana da equipe.
A idosa recebeu alta nesta segunda-feira (9) e se recupera em uma clínica particular para idosos em Novo Hamburgo, já que a casa onde vivem é cheia de escadas e as duas cirurgias em menos de 24 horas a deixaram impossibilitada de caminhar.
tópicos:
Novo Hamburgo,
Rio Grande do Sul
Veja a reportagem na íntegra no link abaixo:
http://glo.bo/MiDF7J
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Relato de Mais um Erro Médico
Minha mãe, Marta Ribeiro Nogueira Ferraz (titular do cartão: Mauro de Oliveira Ferraz), faleceu quinta-feira, 09/12/12, no Hospital Salvalus. No dia 08/12/12 (quarta), a mesma foi atendida no pronto socorro da Av. Lucas Nogueira Garcez (em SBCampo) pela Dra. Luciana Correia, que diagnosticou uma virose, e a liberou para retornar para casa. De madrugada, minha mãe sentiu-se muito mal e voltou ao mesmo PS, sendo atendida ainda pela Dra. Luciana, que então passou o plantão para o Dr. Leonardo Eller Dias. A Dra. Luciana já havia solicitado exame de sangue e verificado a presença de uma infecção. Todavia, tanto ela quanto o Dr. Leonardo não iniciaram a antibioticoterapia no momento adequado. Inicialmente acharam ser um cálculo uretral, depois, cálculo ureteral bilateral, já que minha mãe apresentava anúria. Após sondagem, nada de diurese... Mesmo assim, insistiram em administrar soro EV. Onde estaria esse soro já que a paciente estava anúrica? Mas seus médicos não conseguiram pensar nisso. O atestado de óbito anexo traz a causa da morte. Como esses médicos não identificaram a peritonite pelo exame abdominal? Será que houve exame físico? Eles não sabem fazer percussão abdominal? Fui informado no hospital que a Green Line demorou a liberar a realização de um miserável ultrassom. Não poderia esperar nada melhor de vocês! Afinal, o Dr. Leonardo Eller disse para minha mãe a seguinte frase: "VOCÊS PAGAM UM CONVÊNIO DE MERDA E QUEREM EXIGIR DEMAIS". Veja que seu próprio credenciado refere-se a vocês como um "CONVÊNIO DE MERDA". Na realidade, somos todos MERDA. Inclusive, ele, que trabalha para vocês, e eu, que contratei vosso serviço. Mas o desaforo com minha mãe eu acerto pessoalmente com ele depois. Mas não acabou... Dirigi-me à central em Perdizes, ao local de liberação das ambulâncias, e recebi as seguintes informações, gravadas em vídeo pelo celular, dos funcionários Claudinéia, Cléber (ambos do setor de ambulâncias) e Edmilton (da própria central):
- solicitação da ambulância pelo médico: 11:52h (informação dada pelo Edmilton)
- hora de liberação da vaga: 12:42h (informação dada pelo Edmilton)
- hora de liberação da transferência: 13h (informação dada pelo Edmilton)
- hora que a garagem das ambulâncias foi avisada: 14:26h (veja como demorou!) (informação dada pela Claudinéia)
- hora que a ambulância saiu da garagem: mistério!
- hora que minha mãe chegou no Salvalus: 16:45h (rápido, não é???)
- hora da cirurgia: 22h (só havia um cirurgião, que estava ocupado)
Bom, vamos resumir os fatos... Após verificarmos que não era a virose identificada pela querida Dra. Luciana, minha mãe retornou às 4h da manhã no hospital, e foi operada às 22h. Foram 18 horas de muita dor e sofrimento... O cirurgião (desse não tenho o nome) não nos deu esperança alguma. Na manhã do dia seguinte, fui buscar o corpo da minha mãe, que repousa no cemitério Jardim da Colina. Talvez isso absolutamente lhes represente qualquer importância...
Vale lembrá-los que, para se eximir de qualquer culpa, o médico que atestou o óbito, talvez instruído pelo cirurgião, colocou a culpa em um médico que havia feito uma desastrosa exerese de pólipos em minha mãe no dia 26/05/2010. Leiam o relato de próprio punho feito pela minha mãe e encaminhado a essa central, que nada fez. Sendo assim, vamos eleger os suspeitos, todos com uma maior ou menor parcela de culpa:
- o Dr. Carlos Alberto M. Barros, que perfurou o intestino da minha mãe;
- a Dra. Luciana Correia, que confunde peritonite purulenta com virose;
- o Dr. Leonardo Eller, que prescreve soro para pacientes anúricas e que, provavelmente, trabalha mal, já que só tem capacidade de atender para um "CONVÊNIO DE MERDA", como o mesmo disse, além de não ter solicitado ambulância com emergência e não ter encaminhado minha mãe para o centro cirúrgico do hospital São Bernardo, nem ter administrado Rocefin de imediato (prescreveu ciprofloxacino) e um analgésico um pouquinho mais forte do que Buscopan e, finalmente, por ter preferido enviar na primeira ambulância um paciente que apresentava um corte no braço, preferindo assim salvar um braço em detrimento de uma vida;
- o pessoal da central da Green Linel, que demorou a avisar a central de ambulâncias;
- o pessoal da central de ambulâncias, que demorou a sair da garagem;
- o cirurgião do Salvalus, que não possuia habilidade suficiente para solucionar a perfuração;
- os médicos da UTI, que foram incompetentes na ressuscitação da minha mãe após a parada cardíaca;
- minha mãe, que fez tudo errado, no dia errado e na hora errada.
Nada a trará de volta. Mas isso não é brincadeira. Vidas são vidas. Hospital não é lugar de ficar de papinho, brincando, como reparei nos corredores, na farmácia, na UTI, no PS, no centro cirúrgico, enfim, em todos os setores. Quem se dispõe a trabalhar com saúde, com gente, deve ter a certeza de que tem capacidade para tal. Foi uma sequência de tristes erros humanos, de profissionais mal formados, e de administradores medíocres. TODOS IRÃO PAGAR. Todos responderão e aprenderão com o fato. Assumirão a culpa. na minha frente. Vamos aguardar. Minha mãe não tem mais pressa.
Sua resposta?
Prof. Dr. Renato Ribeiro Nogueira Ferraz
UNIFESP / EPM
Idosa é vítima de erro médico no RS
Uma equipe médica operou a perna errada de uma idosa de 87 anos. O incidente ocorreu na última segunda-feira, no Hospital Municipal de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
Maria Nunes da Silva estava internada no local em função de uma fratura na perna esquerda. O diagnóstico foi de que o osso deveria ser reconstruído com platina, e a cirurgia foi realizada na última sexta-feira. O problema é que a intervenção foi feita na perna direita.
A mesma equipe que realizou a cirurgia notou o erro e uma nova intervenção foi realizada, na perna que estava com o osso fraturado. A nora e o filho da aposentada denunciaram o erro médico.
Por meio de nota, a direção do Hospital Municipal de Novo Hamburgo informou que o prontuário da paciente indicava corretamente a lesão do fêmur na perna esquerda e que “tudo indica que houve uma falha humana da equipe”.
Ainda de acordo com a direção do hospital, uma sindicância será aberta para apurar detalhadamente possíveis responsabilidades para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
Foto: Folhapress Fonte: band Postador: Bruno Araújo
terça-feira, 10 de julho de 2012
ANS suspende vendas de 268 planos de saúde de 37 operadoras
A Agência Nacional de Saúde Suplementar suspendeu nesta terça-feira (10) o direito de comercialização de 268 planos de saúde, administrados por 37 operadoras, por descumprimento de prazos estabelecidos pela agência para atendimento médico, realização de exames e internações. O diretor-presidente da (ANS), Mauricio Ceschin, informou que a suspensão vale a partir da sexta-feira (13), para que os planos possam comunicar a decisão da agência a seus departamentos comerciais.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que essas operadoras de saúde, se quiserem continuar vendendo esses produtos, têm que tratar bem os usuários. As 37 operadoras administram mais de mil planos, explicou Padilha. Os 268 que tiveram novas vendas proibidas tiveram reclamações reiteradas. Entre eles, há planos privados e corporativos. A cada três meses a ANS avaliará os planos de saúde, podendo revogar a suspensão, explicou Ceschin.
Se em três meses o número de reclamações diminuir, a agência será comunicar que a suspensão foi revogada e pode voltar comercializar o produto. Se continuarem as reclamações, a suspensão é mantida, explicou o diretor da ANS.
PRAZOS DE ATENDIMENTO DEFINIDOS PELA ANS
Serviço
Prazo máximo
Pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia
7 dias
Consultas nas demais especialidades médicas
14 dias
Consulta com fonoaudiólogo
10 dias
Consulta com nutricionista
10 dias
Consulta com psicólogo
10 dias
Consulta com terapeuta ocupacional
10 dias
Consulta com fisioterapeuta
10 dias
Consultas e procedimentos realizados em consultórios ou clínicas com cirurgião-dentista
7 dias
Diagnóstico em laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial
3 dias
Demais serviços de diagnóstico em regime ambulatorial
10 dias
Procedimentos complexos
21 dias
Atendimento em regime de hospital
10 dias
Atendimento em regime de internação eletiva
21 dias
Urgência e emergência
Imediato
Consulta de retorno
A critério do profissional de saúde
Na semana passada, a ANS havia informado que estudava suspender a comercialização de planos de saúde de 40 operadoras.
"A suspensão da venda de novos planos é uma atitude pedagógica para essas operadoras e esses planos de saúde, que tiveram seis meses para se adequar às normas, desde sua implantação", disse Padilha. Segundo disse, proibir venda de novos planos permitirá à operadora reorganizar a rede e melhorar seu produto.
Multa e consumidores
Segundo a Ceschin, os planos de saúde afetados poderão ser multados em R$ 250 mil caso insistam em ter novos beneficiários.
Esses planos que tiveram as vendas suspensas reúnem 3,5 milhões de beneficiários que não terão qualquer prejuízo, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No país, 50 milhões de pessoas são associadas a algum plano de saúde ou odontológico, disse Padilha.
Segundo Padilha, a partir das denúncias de demora no atendimento, criou-se uma resolução específica determinando prazos para todos os tipos de procedimento.
“Criamos uma forma de monitorar se isso é cumprido através do número de denúncias. Se em dois monitoramentos (um a cada três meses) houver piora no atendimento, o plano fica impedido de comercializar. Isso é uma proteção ao beneficiário. Se o plano aumentar o número de pessoas associadas não vai conseguir atender bem, uma vez que já está atendendo mal aos seus antigos beneficiários. Ele não pode atender a novas pessoas enquanto não atender no prazo os seus beneficiários tradicionais”, explicou.
“Além das denúncias no site, tem a atualização dos beneficiários dos planos de saúde junto à ANS. Os dados são cruzados e podemos identificar se os planos com vendas suspensas têm novos beneficiários”, disse Ceschin.
Mais de 100 empresas com reclamações
Ao todo, 105 empresas tiveram reclamações pelo segundo trimestre consecutivo.
Os casos denunciados pelos usuários à ANS são de desrespeito à Resolução Normativa nº 259. A medida estabelece o tempo máximo permitido entre o pedido de um procedimento, como consultas, exames e cirurgias, e seu atendimento. Os prazos variam de acordo com o tipo de solicitação.
Das cerca de mil operadoras de plano de saúde, 162 tiveram reclamações de usuários sobre o descumprimento dos prazos no segundo trimestre de 2012. Os atrasos foram registrados entre os dias 19/03 e 18/06. No primeiro trimestre, a porcentagem foi de 19%.
Segundo a ANS, as operadoras de planos de saúde que não cumprem os prazos definidos pela agência estão sujeitas a multas de R$ 80 mil a R$ 100 mil, para situações de urgência e emergência. E, em casos de descumprimentos constantes, podem sofrer medidas administrativas.
saiba maisVEJA PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A SUSPENSÃO DE VENDA DOS PLANOS
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Por isso, o consumidor deve prestar atenção. Após tentar agendar o atendimento com os profissionais ou estabelecimentos de saúde credenciados e não obter sucesso dentro do prazo máximo previsto, deve entrar em contato com a operadora para uma alternativa. Nesse contato, a pessoa deve anotar o número de protocolo, que servirá como comprovante da solicitação.
Se a operadora não oferecer solução, o consumidor deverá, tendo em mãos o número do protocolo, fazer a denúncia à ANS por meio de um dos canais de atendimento: Disque ANS (0800 701 9656), Central de Relacionamento no site da agência ou ainda, presencialmente, em um dos 12 núcleos da ANS nas principais capitais brasileiras.
Veja a lista de planos que tiveram suas vendas suspensas pela ANS:
- ADMEDICO ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS A EMPRESA LTDA - 384003
413491995 - ADMEDICO I A H ENF
413492993 - ADMEDICO I A H O ENF
413504991 - EMP MENS AMB HOSP APTO
459845098 - I A H COPART ENF
- ADMINISTRADORA BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA LTDA - 413305
437399025 - ODONTO AMBULATORIAL
- ASL-ASSISTÊNCIA A SAÚDE - 411264
432705005 - MÉDICUS QP(PESSOAL JURÍDICA)
441042034 - SAÚDE QC 12
441044031 - SAÚDE QC 11
441048033 - SAÚDE QC 21
441049031 - SAÚDE QP 21
446614034 - SAÚDE 50 QC12
- ASSISTÊNCIA MÉDICO HOSPITALAR SAO LUCAS S/A - 323811
425347997 - AMBULATORIAL HOSPITALAR OBST.FAM/IND BRONZE
434037000 - AMBULATORIAL + HOSP. OBSTETRICO FAMILIAR/ INDIVIDUAL PRATA
434042006 - AMBULATORIAL + HOSP. OBSTETRICO COL. ADESÃO BRONZE
437046025 - PLANO AMB.HOSP. OBSTÉTRICO BAURU BRONZE C/CO-PARTICIPAÇÃO
452799042 - PLANO CONTRATAÇÃO RELATIVA BRONZE
460341099 - PLANO AMBULATORIAL HOSPITALAR OBSTÉTRICO BRONZE
- BENEPLAN PLANO DE SAÚDE LTDA - 370363
411488994 - PLENO GRUPAL PRÉ PAGAMENTO
415706991 - ECONÔMICO GRUPAL – EMPRESARIAL
- CASA DE SAÚDE SÃO BERNARDO S/A - 363766
448957048 - CAPIXABA AMIGO EMPRESARIAL ESPECIAL
448958046 - CAPIXABA AMIGO EMPRESARIAL EXECUTIVO
448959044 - CAPIXABA TOTAL EMPRESARIAL EXECUTIVO
450218043 - CAPIXABA AMIGO EXECUTICO C/OBSTETRÍCIA
450219041 - CAPIXABA PARTICIPATIVO ESPECIAL C/OBSTETRÍCIA
450220045 - CAPIXABA PARTICIPATIVO EXECUTIVO C/OBSTETRÍCIA
461241108 - CAPIXABA PARTICIPATIVO EMPRESARIAL ESPECIAL C OBST
461242106 - CAPIXABA PARTICIPATIVO EMPRESARIAL EXECUTIVO C OBST
463127107 - SÃO BERNARDO TOTAL EMPRESARIAL EXECUTIVO
463128105 - SÃO BERNARDO TOTAL EMPRESARIAL ESPECIAL
463130107 - SÃO BERNARDO TOTAL ESPECIAL
463131105 - SÃO BERNARDO TOTAL EXECUTIVO
463132103 - SÃO BERNARDO AMIGO ESPECIAL
464714119 - CAPIXABA TOTAL EMPRESARIAL ESPECIAL
- CENTRO CLÍNICO GAÚCHO LTDA - 392804
401612992 - AMBULATORIAL ESPECIAL EMPRESARIAL C/CO-PART
401613991 - AMBULATORIAL ESPECIAL EMPRESARIAL POR ADESÃO CO-PART
401615997 - AMBULATORIAL ESPECIAL PESSOA FÍSICA
401616995 - HOSPITALAR GLOBAL STANDART EMPRESARIAL CO-PART
401617993 - HOSPITALAR GLOBAL STANDART EMPRESARIAL POR ADESÃO CO-PART
401619990 - HOSPITALAR GLOBAL STANDART PESSOA FÍSICA
416591998 - AMBULATORIAL ESPECIAL EMPRESAL POR ADESÃO C/CO-PART
427018995 - HOSPITALAR GLOBAL STANDART PESSOA FÍSICA COM CARÊNCIA
427019993 - HOSPITALAR GLOBAL STANDART SEM ODONTO PESSOA FÍSICA COM CO-P
446956039 - HOSPITALAR GLOBAL STANDART EMPRESARIAL COM CO-PARTICIPAÇÃO
- EXCELSIOR MED S/A - 411051
436394019 - EXPRESS ODONTO I
436395017 - EXPRESS ODONTO II
436396015 - EXPRESS ODONTO III
436397013 - EXPRESS ODONTO IV
436400017 - EXTRA ODONTO III
436401015 - EXTRA ODONTO IV
436403011 - EXPRESS DONTO COMPULSÓRIO I
454975069 - EXPRESS AL ENFERMARIA COM PARTO
454976067 - EXPRESS AL ENFERMARIA SEM PARTO
454977065 - EXTRA AL APARTAMENTO COM PARTO
454978063 - EXTRA AL APARTAMENTO SEM PARTO
457569085 - EXTRA PB APARTAMENTO SEM PARTO
457570089 - EXTRA PB APARTAMENTO COM PARTO
- FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE - 415405
407881991 - SANTA CASA SAÚDE BH - EMPRESA COMPLETO PRATA
407882999 - SANTA CASA SAÚDE BH - EMPRESA COMPLETO BRONZE
407892996 - SANTA CASA SAÚDE BH - INDIVIDUAL COMPLETO OURO
407893994 - SANTA CASA SAÚDE BH - INDIVIDUAL COMPLETO PRATA
422322995 - SANTA CASA SAÚDE BH-EMPRESA COMPLETO PRATA C/CO-PARTICIPAÇÃO
443728034 - INDIVIDUAL CO-PARTICIPATIVO PRATA
450530041 - PRATA COM CO-PARTICIPAÇÃO
450531040 - OURO COM CO-PARTICIPAÇÃO
456706084 - TOTAL
456708081 - TOTAL CORP
456709089 - IDEAL
456712089 - IDEAL CORP
- FUNDAÇÃO WALDEMAR BARNSLEY PESSOA - 319147
412684990 - EMPRESARIAL PLENO STD
412687994 - EMPRESARIAL PLENO EXEC
415633991 - ADESÃO PLENO A
415639991 - INDIVIDUAL PLENO A
436239010 - + SAÚDE STANDARD “D”
- GREEN LINE SISTEMA DE SAÚDE S.A - 325074
400307991 - STANDARD GLOBAL
400308990 - SPECIAL GLOBAL
400309998 - EXECUTIVE GLOBAL
400319995 - STANDARD GLOBAL
400320999 - SPECIAL GLOBAL
400431991 - PLANO STANDARD GLOBAL
404510996 - ESPECIAL
432843004 - PLANO REFERÊNCIA STANDARD PME
432844002 - PLANO REFERÊNCIA SPECIAL PME
432845001 - PLANO EXECUTIVE - PME
434527014 - STANDARD GLOBAL - CA
434528012 - SPECIAL GLOBAL - CA
436875014 - SELECT GLOBAL
440839030 - IDEAL
443022031 - IDEAL 200
443024037 - IDEAL EMPRESARIAL APARTAMENTO
444361036 - SPECIAL PREMIUM
444362034 - SPECIAL PREMIUM CA
444364031 - SPECIAL PREMIUM PME
445184038 - IDEAL 300
445187032 - IDEAL MAXI EMPRESARIAL APARTAMENTO
451309046 - ESPECIAL I PME
451310040 - ESPECIAL II PME
451311048 - VIP OURO I PME
459534093 - CLASSIC
459535091 - STYLE
459536090 - PRIME
459537098 - MASTER
459538096 - EXCELLENCE
459544091 - CLASSIC CA
459554098 - CLASSIC CE
459555096 - STYLE CE
460240094 - PRIME CE-PME
460241092 - EXCELLENCE CE PME
460243099 - CLASSIC CE PME
460244097 - STYLE CE PME
- GRUPO HOSPITALAR DO RIO DE JANEIRO LTDA - 309222
404299999 - ASSIM CARIOCA PLUS ESP EMPRESARIAL COM OBST
404307993 - ASSIM CARIOCA PLUS STD EMPRESARIAL COM OBST
426232998 - ASSIM MIX PLUS P SSM EMP QC COM OBSTETRÍCIA
441547037 - ASSIM MIX PLUS PSSM EMP QP COM OBST
464909115 - ASSIM SMART - IND QC COM OBST SEM COPART
464913113 - ASSIM UNIQUE - IND QC COM OBST SEM COPART
464917116 - ASSIM SPECIAL - IND QC COM OBST SEM COPART
466140121 - ASSIM CARIOCA 300 CORP QC C/ OBST SEM COPART
- HBC SAÚDE S/C LTDA - 414352
439283023 - PRIME RE
461134099 – SAFIRA
- MEMORIAL SAÚDE LTDA - 373010
447453038 - PLANO AMBULATORIAL INDIVIDUAL MEMORIAL TOP
447532031 - PLANO AMBULATORIAL COLETIVO EMPRESARIAL MEMORIAL TOP
456570073 - TOP EXPRESS
- NOSSA SAÚDE - OPERADORA PLANOS PRIVADOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE LTDA - 372609
404061999 - PLANO BRONZE TITULAR A COM DEPENDENTE
416613992 - CAPITA LIDER100 ENFERMARIA
701841990 - MILENIUM AMBULATORIAL E HOSPITALAR
SEM OBSTETRÍCIA
- OPERADORA IDEAL SAÚDE LTDA - 412171
435789012 - IDEAL SAÚDE BÁSICO COM CO-PARTICIPAÇÃO
435790016 - IDEAL SAÚDE ESPECIAL COM CO-PARTICIPAÇÃO
447889034 - COLETIVO EMPRESARIAL APARTAMENTO
447890038 - COLETIVO EMPRESARIAL ENFERMARIA
447893032 - EXCELENCE
447894031 - GLOBAL APARTAMENTO
447895039 - GLOBAL ENFERMARIA
- PORTO ALEGRE CLÍNICAS S/S LTDA - 346870
408880998 - AMB-A1
408910993 - HEA2
408911991 - HSA2
408941993 - HOD4
- PREVENT SENIOR PRIVATE OPERADORA DE SAÚDE LTDA - 302147
444213030 - PREVENT SENIOR ESMERALDA ENFERMARIA
444214038 - PREVENT SENIOR ESMERALDA APARTAMENTO
445140036 - PREVENT SENIOR TOPÁZIO
- REAL SAÚDE LTDA EPP - 381161
413765995 - SAUDE SAMARITANO REFERENCIA STAND
SEM CO-PARTICIPACAO
413767991 - GLOBAL EMPRESARIAL ENFERMARIA
413768990 - GLOBAL EMPRESARIAL APARTAMENTO
413770991 - GLOBAL AGRESTE ENFERMARIA
413772998 - ESSENCIAL FAMILIAR APARTAMENTO
413773996 - ESSENCIAL FAMILIAR ENFERMARIA
413780999 - ESSENCIAL ENFERMARIA
464695119 - EXECUTIVO INDIVIDUAL ENFERMARIA
- RECIFE MERIDIONAL ASSISTÊNCIA MÉDICA LTDA - 410985
432716001 - SAÚDE PREFERENCIAL
459606094 - MEDIC SAÚDE
459828098 - SAÚDE BRASIL BÁSICO
461985104 - SAÚDE BRASIL GLOBAL APARTAMENTO
- SAMP ESPÍRITO SANTO ASSISTÊNCIA MÉDICA LTDA - 342033
406694994 - PLENO
406699995 - AMBULATORIAL I EMPRESARIAL
406702999 - EXECUTIVO EMPRESARIAL
406703997 - PERSONALIZADO EMPRESARIAL
406705993 - BÁSICO EMPRESARIAL
455810073 - ESSENCIAL
463190101 - EXECUTIVO ADESÃO
- SÃO FRANCISCO ASSISTÊNCIA MÉDICA LTDA - 403962
414998990 - HGU SAÚDE INDIVIDUAL/FAMILIAR
414999998 - HGU SAÚDE COLETIVO EMPRESARIAL
450776042 - HGU SAÚDE CO PARTICIPAÇÃO
461313109 - COLETIVO POR ADESÃO CO PARTICIPAÇÃO
- SÃO FRANCISCO SISTEMAS DE SAÚDE SOCIEDADE EMPRESÁRIA LTDA - 302091
413284990 - SÃO FRANCISCO SAÚDE TOTAL STANDARD
415644997 - SÃO FRANCISCO SAÚDE TOTAL STANDARD
415647991 - ADESÃO PLENO A SV
415650991 - INDIVIDUAL PLENO B
459491096 - PLANO SÃO FRANCISCO SAÚDE INTEGRADO SEM COP. STANDARD IND
459509092 - PLANO SÃO FRANCISCO SAÚDE INTEGRADO COM COP. STANDARD IND
- SAÚDE MEDICOL S/A - 309231
457163081 - MASTER 620 A
457425087 - MASTER 520 E
457429080 - PLENO 320 E
- SEISA SERVIÇOS INTEGRADOS DE SAÚDE LTDA - 338362
415436993 - PLANO PREMIUM BLUE GR
415437991 - PLANO STANDARD BLUE GSP
416330993 - PLANO STANDARD BLUE GR
434204006 - PREMIUM BLUE GR CA
436385010 - STANDARD BLUE GR-SA
456389071 - SAFIRA
45650107 - STANDARD BLUE GSP CE 1
460155096 - ÔNIX PLUS - CE
460157092 - SAFIRA CE
700613996 - RUBI
700616991 - ÔNIX
700617999 - ÔNIX PLUS
701758998 - PREMIUM BLUE PAHOESP
- SMS - ASSISTÊNCIA MÉDICA LTDA - 311405
401544984 - PREMIUM ENFERMARIA REDE PRÓPRIA
401545982 - PREMIUM ENFERMARIA REDE CREDENCIADA
401546981 - PREMIUM ENFERMARIA REDE PRÓPRIA
401547989 - PREMIUM ENFERMARIA REDE CREDENCIADA
401548987 - PREMIUM APARTAMENTO REDE PRÓPRIA
401569980 - EMPRESARIAL PREMIUM APARTAMENTO REDE CREDENCIADA
437026021 - SMS-SPECIAL EMPRESARIAL
462698102 - SM SAÚDE IDEAL PARTICULAR QUARTO
COLETIVO SEM OBSTETRICIA
- SOCIAL-SOCIEDADE ASSISTENCIAL E CULTURAL - 315630
402743994 - SISSAÚDE ODONTO INDIVIDUAL
459573094 - INDIVIDUAL HOSPITALAR SEMI-PRIVATIVO
459837097 - COLETIVO POR ADESÃO AMBULATORIAL C/ODONTOLOGIA II
459928094 - COLETIVO POR ADESÃO AMBULATORIAL HOSPITALAR COM ODONTOLOGIA
- SOSAÚDE ASSISTÊNCIA MÉDICO HOSPITALAR LTDA - 410926
447049034 - STANDART SEM OBSTETRICIA EMPRESARIAL
447050038 - VIP SEM OBSTETRICIA EMPRESARIAL
453350040 - STANDARD ENFERMARIA SEM OBSTETRICIA
453351048 - VIP APARTAMENTO SEM OBSTETRICIA
455748074 - SOSAÚDE FLEX VIP EMPRESARIAL
455749072 - SOSAÚDE FLEX VIP
455751074 - SOSAÚDE FLEX STANDART
- UNIMED BRASILIA COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO – 353574
- UNIMED FEDERAÇÃO INTERFEDERATIVA DAS COOPERATIVAS MÉDICAS DO CENTRO-OESTE E TOCANTINS - 347361
420451994 - MEDCENTRO NACIONAL EMPRESARIAL APT
420454999 - MEDCENTRO NACIONAL ADESÃO ENF
420455997 - MEDCENTRO NACIONAL ADESÃO APT
458850089 - MEDCENTRO ESPECIAL ADESÃO
- UNIMED GUARARAPES COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO LTDA - 327263
-UNIMED MACEIÓ COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO - 327689
416051997 - UNIVIDA BÁSICO COLETIVO POR ADESÃO
430278008 - PLANO EST.ESP. AMB.+HOSP. REFERENCIADO
430293001 - PLANO EST.BÁS. AMB.+HOSP.+OBST. CO-PARTICIPAÇÃO
430305009 - ESTADUAL BÁSICO PLUS COLETIVO POR ADESÃO - CO PARTICIPAÇÃO
430321001 - ESTADUAL ESPECIAL PLUS COLETIVO POR ADESÃO COPARTICIPAÇÃO
430353009 - ESTADUAL ESPECIAL PLUS COLETIVO POR ADESÃO
704030990 - UNIVIDA ESPECIAL COLETIVO POR ADESÃO
Resposta das operadoras
A Unimed Maceió informou que, como ainda não recebeu nenhum comunicado oficial sobre a suspensão, prefere não se pronunciar sobre o assunto.
A Administração Brasileira de Assistência Médica afirmou que, de acordo com o departamento jurídico da empresa, a ANS “utilizou parâmetros que não são procedentes” e por isso a operadora vai buscar medidas judiciais ou administrativas junto à ANS e ainda pedir revisão da decisão.
A ASL- Assistência à Saúde (Amil Nordeste) informou que está verificando junto à ANS as categorias de planos da ASL que foram incluídas na lista, e que todos os compromissos determinados pela Agência serão cumpridos.
A Assistência Médico Hospitalar São Lucas diz que todos os processos encaminhados foram respondidos dentro do prazo. Segundo Fábio Moura, diretor geral da operadora, o departamento jurídico da analisa a suspensão e marcará uma reunião com a ANS para resolver a questão.
A Beneplan Plano de Saúde Ltda, diz que não concorda com a decisão da ANS e alega erro de apuração por parte da agência. De acordo com Luiz Carlos Mendes Junior, diretor-presidente da Beneplan, todas as notificações recebidas via ANS foram arquivadas após apuração interna por parte do hospital. “Estamos fazendo um ofício d eresposta, pedindo que a ANS se retrate sobre essa condição”.
O Centro Trasmontano de São Paulo informou que apura a decisão da ANS e deve se posicionar nesta quarta-feira.
A Prevent Senior informou que não recebeu comunicado da ANS e que, “em todas as reclamações sobre consultas e exames, sempre disponibilizamos outro profissional ou serviço quando aquele escolhido pelo beneficiário não tem disponibilidade na agenda”. “Não podemos interferir na agenda dos profissionais e serviços credenciados mas, apenas, oferecer outro na mesma especialidade ou que realize os mesmos serviços”.
A Porto Alegre Clínicas afirmou que “entre 1ª de janeiro de 2012 e 18 de junho, nós atendemos cerca de 60 mil consultas e tivemos apenas 12 notificações. A ANS tem um monitoramento assistencial, e a nossa operadora está no status verde, que é a melhor que uma operadora pode ter”. “Após o contato com a ANS, veremos as medidas legais."
O São Bernardo Saúde informa que não recebeu notificação oficial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e, por isso, ainda está tomando conhecimento dos detalhes da decisão. Entretanto, ressalta que se adequará ao que for exigido para ajustar os produtos questionados e manter o atendimento aos seus associados dentro da normalidade e dos prazos previstos pela agência.
A São Francisco Saúde informou estar “surpresa” com a decisão, “visto que acompanha sistematicamente a avaliação da operadora através do espaço reservado a esta no site da Agência e até as 12h de hoje (10 de julho de 2012) a avaliação relativa ao desempenho dos últimos dois trimestres apontava baixo índice de notificações e uma melhora significativa no desempenho entre os períodos”.
A Fundação Waldemar Barnsley Pessoa informou que contesta a decisão. “No período avaliado, a operadora realizou cerca de 300 mil consultas e 700 mil exames, recebendo 5 notificações no primeiro trimestre e 4 no segundo trimestre. Todas estas notificações já foram solucionadas pela operadora dentro do prazo exigido e arquivadas pela ANS”.
A Unimed Guararapes afirmou discordar da maneira como foi conduzida a análise da ANS. Segundo a empresa, “o mecanismo criado pela ANS não permite uma situação fidedigna do atendimento aos beneficiários por ignorar as deficiências existentes na localidade de atuação das Operadoras”. A companhia informou que “estará recorrendo aos meios legais para suspensão da decisão da ANS”.
A Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico diz que a medida da ANS visa permitir que as operadoras "se organizem e estruturem mais adequadamente" e acompanha as demandas por melhorias do atendimento vindas dos beneficiários. A empresa diz que está investindo na ampliação de sua rede de serviços próprios e aumento do número de nossos médicos cooperados, mas que não recebeu notificação formal da ANS.
O G1 procurou, e aguarda posicionamento, das operadoras Assim Saúde, Unimed Brasília, Saúde Medicol, Seisa, Só Saúde, Unimed Maceió Cooperativa de Trabalho Médico, Vida Saudável S/C Ltda, Viva Planos de Saúde Ltda, Social Saúde, Admedico Administração de Serviços Médicos a Empresa Ltda, Operadora Ideal Saúde LTDA (Recife), Nossa Saúde – Operadora Planos Privados de Assistência à Saúde LTDA (Curitiba), Memorial Saúde LTDA (Rio de Janeiro) e Centro Clínico Gaúcho LDTA.
A reportagem não conseguiu contato com SMS – Assistência Médica Ltda, Unimed Federação Interfederativa das Cooperativas Médicas do Centro-Oeste e Tocantins, Universal Saúde Assistência Médica SA, São Francisco Assistência Médica LTDA (Petrolina-PE), Samp Espírito Santo Assistência Médica LTDA (Vitória), Recife Meridional Assistência Médica LTDA (Recife), Real Saúde LTDA EPP (São Paulo / Recife), Excelsior Med, Fundação Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Greenline e HBC Saúde S/C LTDA (Guarulhos-SP).
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