quinta-feira, 12 de julho de 2012

Relato de Mais um Erro Médico

Minha mãe, Marta Ribeiro Nogueira Ferraz (titular do cartão: Mauro de Oliveira Ferraz), faleceu quinta-feira, 09/12/12, no Hospital Salvalus. No dia 08/12/12 (quarta), a mesma foi atendida no pronto socorro da Av. Lucas Nogueira Garcez (em SBCampo) pela Dra. Luciana Correia, que diagnosticou uma virose, e a liberou para retornar para casa. De madrugada, minha mãe sentiu-se muito mal e voltou ao mesmo PS, sendo atendida ainda pela Dra. Luciana, que então passou o plantão para o Dr. Leonardo Eller Dias. A Dra. Luciana já havia solicitado exame de sangue e verificado a presença de uma infecção. Todavia, tanto ela quanto o Dr. Leonardo não iniciaram a antibioticoterapia no momento adequado. Inicialmente acharam ser um cálculo uretral, depois, cálculo ureteral bilateral, já que minha mãe apresentava anúria. Após sondagem, nada de diurese... Mesmo assim, insistiram em administrar soro EV. Onde estaria esse soro já que a paciente estava anúrica? Mas seus médicos não conseguiram pensar nisso. O atestado de óbito anexo traz a causa da morte. Como esses médicos não identificaram a peritonite pelo exame abdominal? Será que houve exame físico? Eles não sabem fazer percussão abdominal? Fui informado no hospital que a Green Line demorou a liberar a realização de um miserável ultrassom. Não poderia esperar nada melhor de vocês! Afinal, o Dr. Leonardo Eller disse para minha mãe a seguinte frase: "VOCÊS PAGAM UM CONVÊNIO DE MERDA E QUEREM EXIGIR DEMAIS". Veja que seu próprio credenciado refere-se a vocês como um "CONVÊNIO DE MERDA". Na realidade, somos todos MERDA. Inclusive, ele, que trabalha para vocês, e eu, que contratei vosso serviço. Mas o desaforo com minha mãe eu acerto pessoalmente com ele depois. Mas não acabou... Dirigi-me à central em Perdizes, ao local de liberação das ambulâncias, e recebi as seguintes informações, gravadas em vídeo pelo celular, dos funcionários Claudinéia, Cléber (ambos do setor de ambulâncias) e Edmilton (da própria central): - solicitação da ambulância pelo médico: 11:52h (informação dada pelo Edmilton) - hora de liberação da vaga: 12:42h (informação dada pelo Edmilton) - hora de liberação da transferência: 13h (informação dada pelo Edmilton) - hora que a garagem das ambulâncias foi avisada: 14:26h (veja como demorou!) (informação dada pela Claudinéia) - hora que a ambulância saiu da garagem: mistério! - hora que minha mãe chegou no Salvalus: 16:45h (rápido, não é???) - hora da cirurgia: 22h (só havia um cirurgião, que estava ocupado) Bom, vamos resumir os fatos... Após verificarmos que não era a virose identificada pela querida Dra. Luciana, minha mãe retornou às 4h da manhã no hospital, e foi operada às 22h. Foram 18 horas de muita dor e sofrimento... O cirurgião (desse não tenho o nome) não nos deu esperança alguma. Na manhã do dia seguinte, fui buscar o corpo da minha mãe, que repousa no cemitério Jardim da Colina. Talvez isso absolutamente lhes represente qualquer importância... Vale lembrá-los que, para se eximir de qualquer culpa, o médico que atestou o óbito, talvez instruído pelo cirurgião, colocou a culpa em um médico que havia feito uma desastrosa exerese de pólipos em minha mãe no dia 26/05/2010. Leiam o relato de próprio punho feito pela minha mãe e encaminhado a essa central, que nada fez. Sendo assim, vamos eleger os suspeitos, todos com uma maior ou menor parcela de culpa: - o Dr. Carlos Alberto M. Barros, que perfurou o intestino da minha mãe; - a Dra. Luciana Correia, que confunde peritonite purulenta com virose; - o Dr. Leonardo Eller, que prescreve soro para pacientes anúricas e que, provavelmente, trabalha mal, já que só tem capacidade de atender para um "CONVÊNIO DE MERDA", como o mesmo disse, além de não ter solicitado ambulância com emergência e não ter encaminhado minha mãe para o centro cirúrgico do hospital São Bernardo, nem ter administrado Rocefin de imediato (prescreveu ciprofloxacino) e um analgésico um pouquinho mais forte do que Buscopan e, finalmente, por ter preferido enviar na primeira ambulância um paciente que apresentava um corte no braço, preferindo assim salvar um braço em detrimento de uma vida; - o pessoal da central da Green Linel, que demorou a avisar a central de ambulâncias; - o pessoal da central de ambulâncias, que demorou a sair da garagem; - o cirurgião do Salvalus, que não possuia habilidade suficiente para solucionar a perfuração; - os médicos da UTI, que foram incompetentes na ressuscitação da minha mãe após a parada cardíaca; - minha mãe, que fez tudo errado, no dia errado e na hora errada. Nada a trará de volta. Mas isso não é brincadeira. Vidas são vidas. Hospital não é lugar de ficar de papinho, brincando, como reparei nos corredores, na farmácia, na UTI, no PS, no centro cirúrgico, enfim, em todos os setores. Quem se dispõe a trabalhar com saúde, com gente, deve ter a certeza de que tem capacidade para tal. Foi uma sequência de tristes erros humanos, de profissionais mal formados, e de administradores medíocres. TODOS IRÃO PAGAR. Todos responderão e aprenderão com o fato. Assumirão a culpa. na minha frente. Vamos aguardar. Minha mãe não tem mais pressa. Sua resposta? Prof. Dr. Renato Ribeiro Nogueira Ferraz UNIFESP / EPM

Nenhum comentário: