domingo, 16 de março de 2014

MP arquiva inquérito que investigava atuação dos bombeiros em incêndio na cobertura de Sérgio Côrtes

Doze viaturas atuaram no incêndio, na Av. Borges de Medeiros
Doze viaturas atuaram no incêndio, na Av. Borges de Medeiros Foto: Fernando Quevedo/26.10.2012 / O Globo
Flávia Junqueira
Tamanho do texto A A A
O Ministério Público estadual (MP) decidiu arquivar o inquérito que investigava se houve improbidade administrativa na remoção do ex-secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, numa ambulância do Samu diretamente a um hospital privado, quando ele se feriu durante um incêndio que atingiu sua cobertura, em 26 de outubro de 2012, na Lagoa. O protocolo do Corpo de Bombeiros determina que o encaminhamento seja feito para uma unidade da rede pública.
No entanto, de acordo com o pedido de arquivamento, assinado pela promotora Gláucia Maria Santana, da 6ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Cidadania, a portaria 449, do Corpo de Bombeiros, não impede a remoção para uma unidade privada, “desde que a vítima faça o pedido, o caso não requeira a urgência necessária à observância do protocolo ordinário, o médico responsável pela Central de Regulação faça contato com a unidade de saúde para onde a vítima deseja ser encaminhada, a unidade aceite receber o paciente e se encontre na área de abrangência de onde o socorro foi promovido”. Para o MP, esses critérios foram atendidos.
Em depoimento, o médico do Samu confirmou que Côrtes estava lúcido e havia pedido para ser levado ao Copa D’Or. No entanto, o médico particular do ex-secretário, pelo telefone, pediu que o destino fosse o Samaritano.
O médico do Samu disse ainda que todo o processo foi regular, mas o último caso semelhante de que se recordava havia acontecido há cerca de quatro anos.
O laudo pericial do Corpo de Bombeiros relata que 12 viaturas atuaram no combate ao incêndio, que destruiu a parte superior da cobertura, incluindo a sala de massagem.

Fonte:JORNAL EXTRA
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/mp-arquiva-inquerito-que-investigava-atuacao-dos-bombeiros-em-incendio-na-cobertura-de-sergio-cortes-11888646.html#ixzz2wAZV4DZk

Nenhum comentário: