domingo, 16 de março de 2014

Erro em hospital faz paciente receber plaquetas sem necessidade em Tatuí

Um erro em procedimento médico na Santa Casa de Tatuí (SP) causou transtornos e revolta a duas famílias da cidade que estavam com parentes hospitalizados na unidade. Dois homens, um de 65 anos e outro de 63, tiveram os prontuários trocados e receberam tratamentos errados. Conforme mostra reportagem da TV TEM, plaquetas de sangue que eram destinadas a um idoso com anemia, foram aplicadas em vítima de acidente.
A instrutora de trânsito Fabiana Ferraz conta que o pai dela, José Francisco Ferraz Neto, de 65 anos, sofreu um acidente de bicicleta. Ele foi levado ao pronto-socorro, fez uma tomografia e descobriu que estava com dois coágulos na cabeça. O homem permaneceu na unidade enquanto aguardava transferência para um hospital em Sorocaba (SP).
Já ao lado dele ficou outro idoso, o aposentado Antônio Carlos de Oliveira, de 63 anos. A filha Renata Provazi de Oliveira afirma que o motivo da internação do pai foi devido à anemia. No tratamento, ele precisaria receber plaquetas sanguíneas.
A confusão foi percebida pela Renata Oliveira. Ela conta que recebeu aviso de uma enfermeira de que as plaquetas que o pai precisava já haviam sido levadas para o hospital. Elas tinham sido trazidas do Hemonúcleo de Botucatu (SP). Como ninguém foi até o paciente para iniciar a aplicação, ela procurou um enfermeiro e ele disse que o procedimento já estava em andamento. “Ele disse que meu pai já está tomando e que faltava apenas a última dose para ele”, explica.
Percebendo que as informações não estavam corretas, ela levou o enfermeiro até o pai e mostrou que nada era ministrado a ele, nem mesmo soro. Foi então que a troca foi percebida: as plaquetas eram aplicadas no outro idoso. “Neste momento, a moça do Banco de Sangue estava ali terminando de aplicar as plaquetas no outro homem. Ao falarmos sobre o que estava acontecendo, ela foi verificar no prontuário e percebeu. Na hora ela fechou e retirou a aplicação”, afirma.
A filha do homem que recebeu o tratamento errado conta que o pai começou a ter reações rapidamente, 10 minutos após a aplicação. Ele foi transferido então para Sorocaba em estado grave. Já as novas bolsas de plaquetas para o paciente anêmico chegaram depois de 10 horas.
As famílias dos pacientes registraram boletim de ocorrência na Polícia Civil. De acordo com as filhas, a equipe médica assumiu o erro e pediu desculpas. “Eles assumiram que erraram e pediram desculpas. Mas se meu pai tivesse morrido, não iria trazer a vida dele de volta”, afirma Fabiana Ferraz.
A equipe da TV TEM foi até o pronto-socorro. A enfermeira responsável, que preferiu não gravar entrevista, disse que a unidade não é responsável por este erro e sim o Banco de Sangue que pertence à Santa Casa de Tatuí. A profissional afirmou que são os funcionários do Hemonúcleo, setor contratado pelo PS, os responsáveis por este tipo de serviço, de aplicar plaquetas, por exemplo. Eles tem a prescrição médica dos pacientes e livre acesso no local.
A Santa Casa, responsável pela gestão do banco de sangue, foi questionada e informou que a entidade abriu uma sindicância para apurar as responsabilidades. Teria sido comprovada a hipótese de falha humana e a auxiliar de enfermagem que realizou o procedimento foi demitida. O caso ainda foi encaminhado ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren).
Os pacientes passam bem. O acidente aguarda em Sorocaba conduta para procedimento neurocirúrgico. O outro, com anemia, teve alta.
Erro ocorreu no pronto-socorro de Tatuí (Foto: Cláudio Nascimento / TV TEM)Erro ocorreu no pronto-socorro de Tatuí (Foto: Cláudio Nascimento / TV TE
Link:http://glo.bo/1o6r2Rl

Nenhum comentário: