O documentário “Os dois lados da cicatriz”, realizado pelos alunos da Universidade Metodista de São Paulo como Trabalho de Conclusão de Curso, mostra como a negligência médica pode mudar radicalmente a vida das pessoas.
TV Metodista
No dia quatro de março de 1995, Francisco Moscatelli sofreu um grave acidente na estrada de Guarapiranga, em Santo Amaro. Um erro médico fez com que ele tivesse sua perna esquerda amputada. “Fiquei aproximadamente quatro horas jogado numa maca, igual a um animal”, conta. Depois de muito esperar e sem receber nenhum tipo de analgésico, Francisco foi operado por um médico iniciante. “Quando foram fazer a cirurgia colocaram um médico que fazia o terceiro ano de residência, ele era um aprendiz”, cita.
A família de Márcia Vilera foi outra vítima de erro médico. Ela conta que chegou ao hospital com a mãe, Elsa Pereira, que apresentava sintomas de derrame e perguntou ao médico sobre a gravidade do seu estado. A resposta foi um sonoro não. O médico mandou as duas para a casa. Dois dias depois Márcia levou a mãe até o Hospital das Clínicas, a equipe médica que a atendeu alertou sobre a gravidade do estado que Elsa se encontrava. A mãe de Márcia faleceu.
Um médico que prefere não se identificar conta como o erro pesa em sua consciência. “Eu fiquei 45 dias doente, eu não dormia, não tinha sono. Eu nem imagino esses casos que alguém perde a vida, ou perde um filho, uma mãe, um marido ou um amigo por uma falha médica, deve ser insuportável para os dois lados.”
O documentário mostra ainda a luta das vítimas de erros médicos para que os culpados sejam punidos e o outro lado da história: a culpa e a dificuldade daqueles que mesmo sendo seres humanos, não podem cometer erros.
Roteiro, Produção e Direção: André Guerra, Cláudia Samajauskas, Erika Pereira, Fernanda Alozem, Gabriella Jordão, Mariana Fernandes e Tiago Bazani
Imagens: Danyel Macedo e Edson Harada
Iluminação e áudio: Vinícius Andrade e Wilson Santana
Edição: André Guerra, Claudia Samajauskas, Fernada Alozem e Mariana Fernandes.
Edição de Imagem: Camila Rosa
http://www.metodista.br/rronline/videos/documentarios/2010/09/documentario-pacientes-sofrem-com-erros-medicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário