quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cremerj vai fazer fiscalização no Hospital Salgado Filho

Vera Araujo - O Globo
Tamanho do textoAAA
RIO - O Conselho Regional de Medicina (Cremerj) fará uma fiscalização no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, na próxima semana, para investigar a situação da emergência e do CTI da unidade, alvos de inquérito civil instaurado pelo Ministério Público estadual. Segundo a presidente do conselho, Márcia Rosa de Araújo, a entidade vai apurar com os médicos o que vem acontecendo no local, principalmente se aparelhos estão funcionando e se os profissionais vêm notificando irregularidades à direção do hospital.
No último domingo, O GLOBO revelou que quase a metade (363) dos 854 pacientes internados por mais de 24 horas na emergência do Salgado Filho em 2010 morreu por infecção hospitalar. Já no CTI, 30% dos 289 internados também morreram pelo mesmo motivo. Os dados constam de um relatório entregue ao MP, há dez meses, que aponta a falta de manutenção na rede de gases (que provocaria risco de contaminação) e problemas nos respiradores modelo Inter-5, da Intermed, como causas das mortes. De acordo com o dossiê, os aparelhos apresentavam erros de leitura.
Presidente de entidade diz que falta regulação de leitos
A presidente do Cremerj informou que a entidade esteve no hospital no ano passado, para apurar as queixas de superlotação na unidade:
— Boa parte dos pacientes transferidos de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) era levada para o Salgado Filho, quando, muitas vezes, havia hospitais da rede estadual mais próximos com leitos livres. Constatamos uma falta de regulação da rede do SUS.
Segundo ela, nos últimos dois anos, o Cremerj fez três fiscalizações no Salgado Filho: nas área de ortopedia, neurocirurgia e, por último, no CTI.
— Na realidade, não temos a atribuição de fiscalizar a rede de ar comprimido, se está contaminada ou não. Isso é com a Anvisa, que tem técnicos especializados para detectar defeitos nos aparelhos. A nossa função é saber se esse quadro existe e se os médicos pediram o conserto dos aparelhos, além de notificarem o responsável técnico para tomar as medidas administrativas pertinentes


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/cremerj-vai-fazer-fiscalizacao-no-hospital-salgado-filho-4488437.html#ixzz1r7naRFSt


OBS;FISCALIZAR POR FISCALIZAR NÃO ADIANTA!!!TEM QUE TER MUDANÇAS JÁ!!!!

Nenhum comentário: