segunda-feira, 26 de maio de 2014

Família recorre a CFM por morte de bebê por suposto erro médico em RO

A Mãe de bebê que denunciou médicos por sucessivos erros que teriam levado a filha a morte -  na época com três meses de vida -  levou o caso ao Conselho Federal de Medicina (CFM), após a esfera regional do órgão ter entendido que não houve erro por parte dos profissionais. Taiane Barba Brilhante registrou a denúncia no Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) em novembro de 2012, cerca de três meses após a morte de Isabella Barba Brilhante. Ela era a primeira filha do casal. 
Lembrar do dia 31 de agosto de 2012 e de todo o sofrimento da família com a morte da filha ainda causa tristeza e revolta para Taiane Barba Brilhante, que agora aguarda decisão do CFM, segundo ela, na esperança de ver os dois médicos suspeitos de negligência punidos.
O Cremero informou que o relatório final, votado pelos conselheiros, apontou que não houve negligência por parte dos profissionais. Conforme procedimento da instituição, a denunciante, no caso a mãe, pode recorrer ao CFM caso não concorde com o resultado do relatório votado pelos conselheiros. E foi o que Taiane fez. “Denunciamos alegando morte por sucessivos erros médicos. Eles decidiram em novembro de 2013, quase um ano depois, que não houve erro, mas sim um acidente. Foi aí que buscamos recurso em Brasília. Tenho fé em Deus e na justiça”, diz a mãe.
Isabella Barba, com três meses. (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)Isabella Barba, com três meses
Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)
O caso
A criança foi levada ao hospital particular onde a mãe trabalhava na época por causa de uma inflamação no ouvido. Um médico receitou o antibiótico amoxicilina, mas os sintomas persistiram e a criança voltou a ser examinada, no mesmo hospital, desta vez por uma médica plantonista que receitou 14 gotas de nimesulida, a cada 12 horas, por cinco dias, sem suspender o uso do antibiótico. A criança sofreu uma intoxicação e precisou ser encaminhada às pressas para a UTI do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro onde, segundo a mãe, foi vítima de outro erro médico.
“Depois, a médica ainda disse que estava ciente da dosagem. Minha filha era prematura e tinha só três meses. Já no Hospital de Base, o médico precisou colocar um dreno e perfurou o coração, quando tentou o procedimento do lado direito perfurou o pulmão. Minha filha só tinha uma inflamação no ouvido e passou por tudo isso”, disse Taiane que afirma ter esperanças de ver os profissionais punidos.
A mãe foi demitida do hospital meses após o falecimento da filha. Os dois médicos envolvidos não receberam qualquer sansão. “Eles continuam atendendo, colocando em risco a vida de outras pessoas. Como podem ainda exercer a medicina? Isso me deixa indignada”, desabafa Taiane.
Na época, a mãe questionou a equipe do hospital [de Base] que pediu que ela “confiasse em Deus”. O laudo médico apresentado pelo hospital diz que a criança morreu após apresentar quadro de disfunção de múltiplos órgãos; choque hipovolêmico; hemorragia pulmonar; hipertensão pulmonar; crise convulsiva e distúrbio eletrolítico. A mãe afirma que foi anexado ao processo um laudo emitido pelo pediatra, apontando que a criança tinha um desenvolvimento normal e boa saúde antes dos procedimentos.
O processo corre em sigilo no CFM. Taiane diz que a última vez entrou em contato com o órgão disseram que a fase é de apuração, e que o prontuário médico ainda não havia sido enviado à Brasília.
Enquanto isso, o casal diz que não pretende tentar outro filho por enquanto, por falta de condições psicológicas. “Eu quero muito, mas enquanto essa situação não se resolver, enquanto eu não conseguir ver justiça sendo feita, eu não tenho condições psicológicas ou emocionais para engravidar”, disse Taiane, emocionada. Isabella completaria 2 anos no último dia 14.

FONTE G1

tópicos:

Um comentário:

http://ratosdebranco.blogspot.com/ disse...

Amiga estou passando por isso com os canalhas do conselho de mdicina regional,faça um blog e conte seu caso, coloque nomes e fotos destes maus médicos,pega a foto la no conselho de medicina,
veja o meu blog
http://ratosdebranco.blogspot.com/
que Deus esta vendo isso.