domingo, 29 de setembro de 2013

Falso médico que atendia em hospital de Santos está foragido

Um homem que trabalhava como médico em Santos, no litoral de São Paulo, está sendo procurado pela polícia. Ele usava o registro profissional de um médico que atuava em Minas Gerais e no estado de São Paulo para exercer a profissão.

De acordo com Luiz Flávio Florenzano, conselheiro responsável pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) em Santos, o falso médico foi descoberto depois de uma denúncia feita para a delegacia do conselho. Segundo ele, o homem trabalhava como médico de ambulância na empresa Brasil Emergências. O suspeito começou a ser descoberto quando acompanhou um paciente que saiu de um hospital e foi realizar um exame em uma clínica radiológica de Santos.

Uma funcionária da clínica resolveu verificar os dados do médico e desconfiou do homem. Ela ligou imediatamente para a delegacia do Cremesp em Santos e formalizou uma denúncia. Após averiguação, os profissionais constataram que o homem estava utilizando o nome do médico Bruno Silva Faria de Luna, que possui dois registros em dois conselhos, um em Minas Gerais e outro em São Paulo.

Florenzano diz que o falso médico já tem passagens pela polícia por atuar da mesma maneira em São Paulo, Minas Gerais e na Bahia. Em 2006 ele foi preso em Guarulhos por atuar em clínicas particulares. Já em 2009, o falso médico foi reconhecido quando trabalhava em hospitais de Minas Gerais. Sua última passagem foi registrada na cidade de Jequié, na Bahia, quando tentou se matricular em um curso de medicina alegando que era surdo.
Além de trabalhar para a empresa Brasil Emergências, o médico também era contratado do Pronto Socorro do Hospital Frei Galvão, em Santos, onde trabalhou por cinco meses. No local, uma funcionária também tinha identificado o falso médico.

Florenzano explica que é frequente e permitido que os médicos tenham duas inscrições no conselho, já que muitos trabalham nas fronteiras e acabam prestando serviço em dois estados. Ele explica que as instituições precisam ter mais cuidado ao contratar esses profissionais. Para ele, antes de deixar que a pessoa atue na área é preciso comprovar que o profissional é medico ou não. Também é preciso que o conselho permita a divulgação da foto de todo os médicos para que facilite a identificação dessas pessoas. “Eles apresentam o documento, tem algum conhecimento básico e o pessoal acaba aceitando e deixando a comprovação para um segundo caso. Sempre quando forem contratar o médico precisam se certificar. Tem o site do conselho e as informações nas delegacias regionais”, diz.
Assim que teve a notícia do falso médico, o conselheiro enviou a denúncia para a Polícia Militar. Após as denúncias, o homem não apareceu para trabalhar em nenhuma das empresas. Qualquer tipo de informação sobre o falso médico pode ser passada pelo telefone 194. Para outras situações semelhantes a esta também é possível fazer denúncias na Delegacia do Conselho Regional de Medicina em Santos, que atende também todos os municípios da Baixada Santista, pelo telefone 3223-2666.
Em nota, a assessoria do Hospital Frei Galvão informa que o denunciado se apresentou com o nome de bruno silva faria de Luna, portando a documentação exigida. Assim que o hospital soube de denúncias, procurou o médico que não foi mais localizado.
 
Fonte G1

Link:http://glo.bo/Os10UA

Nenhum comentário: