terça-feira, 29 de julho de 2014

GDF nega erro de médica que bateu boca com bombeiro: 'mal-entendido'


Diretor do Hospital Regional de Ceilândia, Élio de Aguiar, secretário-adjunto de Saúde, José Bonifácio Carreira Alvim e subsecretário de Atenção à Saúde, Roberto Bittencourt (Foto: Raquel Morais/G1)Diretor do Hospital Regional de Ceilândia, Élio de Aguiar, secretário-adjunto de Saúde, José Bonifácio Carreira Alvim e subsecretário de Atenção à Saúde, Roberto Bittencourt (Foto: Raquel Morais/G1)
O subsecretário de Atenção à Saúde do Distrito Federal, Roberto Bittencourt, negou nesta segunda-feira (28) que tenha havido erro na conduta da médica plantonista que discutiu com bombeiros após a corporação transportar uma paciente em estado grave ao Hospital Regional de Ceilândia. O gestor afirma que os laudos apontam que a mulher de 57 anos já chegou morta à unidade de saúde e que mesmo assim foi submetida aos procedimentos de reanimação. "Acho que [o que ocorreu] foi um mal-entendido", declarou.
“Ela [a médica] agiu de forma correta. O atendimento do ponto de vista técnico foi dentro do que há de melhor”, disse o subsecretário. O homem afirma que não houve omissão de socorro e que a paciente recebeu cuidado imediatamente. “Não houve nenhum tipo de problema em relação ao atendimento.”
O incidente aconteceu no final da tarde de sábado. Os bombeiros transportaram a paciente da QNQ 4 até o hospital. Dentro da viatura, ela teria sofrido uma parada cardiorrespiratória e recebeu massagem cardíaca. Os militares dizem que tentaram comunicar à unidade que levariam uma mulher em estado grave, mas que não conseguiram contato.
Chegando ao hospital, a paciente teria sido levada para a sala vermelha e recebido os cuidados do Samu. A médica – que era a única plantonista em clínica médica, porque a outra apresentou atestado – teria batido boca com os bombeiros questionando se eles sabiam ou não que ela pediu que houvesse restrição de atendimento, por déficit na equipe.
Fachada do Hospital Regional de Ceilândia (Foto: TV Globo/Reprodução)Fachada do Hospital Regional de Ceilândia
(Foto: TV Globo/Reprodução)
A Secretaria de Saúde diz que a profissional apenas questionou os militares enquanto acompanhava os procedimentos feitos pelo Samu. "O ato concreto é que a discussão não interferiu rigorosamente em nada no atendimento à paciente. [...] Temos avaliação muito clara de que a doutora não cometeu nenhum excesso", disse Bittencourt.
Responsável pelo transporte da paciente, o sargento Alan Lins afirma que foi expulso “aos berros” pela médica da sala vermelha e que cerca de 20 minutos depois soube que a paciente morreu. O homem deu voz de prisão à profissional por desacato. Antes de irem para a delegacia, o subsecretário diz que a médica finalizou o atendimento à paciente e prestou socorro a outra vítima de parada cardíaca, que sobreviveu. 
“A informação que nós temos de outros profissionais que trabalham com ela é de que ela é uma das melhores médicas do Hospital Regional de Ceilândia. Não dá para abrir mão dela”, afirmou. “A conduta clínica dela foi perfeitamente correta.”
A Polícia Civil descarta que tenha havido desacato, mas investiga possível omissão de socorro. A corregedoria da secretaria também avalia o caso. Enquanto isso, a médica, que já foi filmada em abril dizendo a um acompanhante para “arrumar uma trouxa de roupa para lavar”, está afastada do atendimento ao público.
Para o subsecretário, a profissional tem equilíbrio para trabalhar em pronto-socorro. “Defendemos que nenhum profissional de saúde pode agredir um paciente ou outro profissional. Não defendemos isso. Mas existem situações que fogem ao nosso controle”, declarou.
A Polícia Civil informou que tem 30 dias para fazer a investigação. As testemunhas e familiares da paciente serão ouvidos neste período. Além disso, a corporação vai ter acesso ao laudo com as causas da morte. A médica pode responder por omissão de socorro, com o agravante de homicídio culposo.
Déficit na área
O secretário-adjunto de Saúde, José Bonifácio Carreira Alvim, afirmou que faltam médicos para atuar em clínica médica. Segundo ele, a contratação temporária de 115 profissionais foi barrada na Justiça a pedido do Ministério Público, que cobra a realização de concurso público. "Temos problemas, sim", disse.
Diretor do Hospital Regional de Ceilândia, Élio de Aguiar confirmou passar pelo problema na unidade de saúde. Ele também relatou sobrecarga e disse que 70% dos pacientes que chegam ao local não precisam de atendimento de emergência.
"Precisamos fortalecer nossa atenção primária dentro da regional", declarou. "Não tenho quantidade de profissionais adequada, mas ja encaminhei ao secretário a demana."
Outro processo
Um vídeo feito por uma leitora no Hospital Regional de Ceilândia mostra a mesma médica gritando com uma pessoa no corredor da instituição, depois de um bate-boca com a acompanhante de uma paciente. Na gravação, é possível ver que o local está cheio.
A médica aparece na porta da sala gritando: "Vão trabalhar. Vai arrumar uma trouxa de roupa para lavar. Não tem o que fazer não? Vai arrumar uma trouxa de roupa para lavar. Deixa os outros trabalhar." Já dentro do consultório, ela continua exaltada e diz: "Se me agredir, eu agrido. Eu não estou aqui para apanhar."
A leitora que fez a gravação não quis se identificar. Ela disse que a briga entre a médica e a acompanhante começou porque a servidora disse que não iria atender mais ninguém que chegasse à emergência.
"Eu resolvi filmar porque ela começou a dizer que ia bater na moça e chamar a moça para fora do hospital para elas brigarem", disse. "Eu acho um absurdo uma coisa dessas na saúde pública."
A médica, que não quis gravar entrevista, disse à TV Globo na época que ficou nervosa durante o plantão porque era a única servidora no hospital e que tinha recebido uma ameaça de agressão por uma paciente insatisfeita com o atendimento.
O presidente do Sindicato dos Médicos do DF, Gutemberg Fialho, disse na época que lamentava o episódio e atribuiu o comportamento da médica à sobrecarga de trabalho. Segundo Fialho, há um déficit de três mil profissionais na rede pública.

Nenhum comentário: