Erros médicos x crimes hediondos

Propostas do MOBEM


Propostas para Serem Inclusas no Novo Código Penal Em virtude da minha inquietude diante de muito casos de erros dos profissionais da saúde,foi fundado por mim o movimento Basta com Erros Médicos em Junho de 2010,após a morte do meu pai por erro médico.De lá pra cá estive presente em vários eventos que visam a... divulgar o projeto de lei 6867/2010(avaliação dos profissionais da saúde),esse projeto de lei tem o apoio do CREMESP e a petição pública,que tem como objetivo de maior transparência do prontuário médico.Inclusive estive presente no lançamento da frente parlamentar presidida pela Deputada Keiko em Brasília. Desde a fundação do movimento até a presente data,recebemos muitas denúncias de erros dos profissionais da saúde.Passamos a acompanhar esses casos e percebemos claramente o proteccionismo que os conselhos de categorias tem com os profissionais,principalmente de medicina,onde na maioria dos casos os profissionais são absorvidos pelos referidos conselhos e as vezes reincindindo em outros erros.mesmo em casos onde foram comdenados pela a justiça criminal .Como pode uma coisa dessas?E quando condenados pela justiça,esses profissionais nunca são presos,onde cumprem somente serviços comunitários,pois sempre são caracterizados como crimes sem intenção intenção de matar( culposo).
    O por que do Movimento Basta com Erros Médicos apoiar a referida frente parlamentar?O movimento irá apoiar a qualquer ato que vise a proteger o bem mais precioso que temos,que é a vida.E diante dos absurdos casos que chegam até nós.Chegamos a conclusão de que alguns casos deveriam ser caracterizados como crime hediondo!
     Errar é humano,a medicina não consegue garantir sucesso em todos os casos,mas o que estamos vendo,são casos grosseiros de falta de preparo,omissão e negligência. A justiça tem que estar amparada em leis mais rígidas,pois só apartir de exemplos com punições severas é que os maus profissionais irão pensar duas vezes antes de cometerem esses crimes. Portanto sugerimos que alguns casos que são caracterizados como erros dos profissionais da saúde,onde o profissional transgrida o seu código de ética,  causando a morte do paciente em virtude desse erro quando devidamente constatado e apurado,que sejam caracterizados com crime hediondo,portanto que sejam incluídos no novo código penal. Sandro Machado MOBEM-RJ