quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Espera por atendimento nas UPAs chega a sete horas Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/espera-por-atendimento-nas-upas-chega-sete-horas-13887064.html#ixzz3CvNisOng

Na entrada da UPA de Realengo, o barbeiro André Tenório, de 32 anos, abre uma marmita e dá comida na boca de seu filho Isac, de 3 anos. Sentado num toco de madeira, o menino, com mais de 40 graus de febre, aguarda por atendimento médico desde as 9h, quando chegou com o pai na unidade.
A cena, flagrada pela equipe do EXTRA às 15h desta terça-feira, não é exclusividade da UPA de Realengo: ainda nesta terça, o EXTRA percorreu dez unidades nas zonas Norte, Oeste, Sul, em São Gonçalo e na Baixada e, durante o percurso, se deparou com problemas como falta de equipamento e de médicos e até salas de espera lotadas, com pacientes aguardando até sete horas pelo atendimento.
— Cheguei com meu filho e minha mulher às 9h. O Isac passou a madrugada acordado, com febre. Até agora não comemos nada e não fomos chamados. Por isso, tive que apelar para a solução da quentinha — desabafa André.
A espera de sete horas não é prevista pela Secretaria estadual de Saúde. Segundo Elson Santos de Oliveira, coordenador de atendimento das UPAs, o tempo máximo de espera para atendimento é de três horas, em casos de menor urgência. Em tese, o atendimento é imediato em casos de maior gravidade.
Rainan Bittencourt, de 17 anos, machucou o pé em um acidente de moto na noite da última segunda-feira e precisava de uma radiografia para diagnosticar a lesão. Pouco depois do meio-dia de ontem, entrou, carregado por sua mãe, na UPA de Magalhães Bastos. Cinco minutos depois, saiu: não havia aparelho de raios-X no local. Pouco depois, na unidade de Realengo, nova decepção: Rainan teve de ir ao Hospital estadual Albert Schweitzer para tirar raios-X.
Na UPA do Alemão, o vigilante Fábio Lívio Dire Feliciano, de 36 anos, teve atendimento negado após desmaiar na rua com dores nos rins. Ele foi socorrido por Marco Antônio do Patrocínio, de 40 anos, que passava no local:
— Ele não aguenta andar. Mesmo assim, mandaram procurar o Hospital Getúlio Vargas — queixou-se.
Outros problemas
Na UPA da Penha, o tempo médio de atendimento era de sete horas, na tarde de terça-feira. Já na unidade de Realengo, pacientes aguardavam mais de seis horas por atendimento. Em Bangu, por volta das 18h, dez pacientes desistiram do atendimento por conta da espera de até quatro horas.
Nadja disse que foi bem atendida e recebeu os remédios de que precisava
Nadja disse que foi bem atendida e recebeu os remédios de que precisava Foto: Pedro Paulo Figueiredo / pedro Paulo figueiredo
Nas UPAs de Magalhães Bastos e Realengo, pacientes que precisavam de radiografia eram aconselhados a procurar o Hospital Albert Schweitzer. Já na UPA de Senador Camará, pacientes reclamavam da falta de medicamentos.
Situação é melhor na Maré e na unidade de Copacabana
Separadas por cinco anos e três meses, as primeira e última Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) estão entre as melhores das 45 abertas. Na Maré, a primeira UPA, inaugurada em maio de 2007, o tempo médio de atendimento, até o início da tarde de terça, foi de duas horas. Havia dois pediatras e três clínicos no plantão, segundo uma funcionária, mas a quantidade de pacientes aumentou o tempo de atendimento. Com febre e dores, a dona de casa Nadja Vasconcelos, de 48 anos, procurou a unidade pouco antes de meio-dia e só saiu às 13h45m:
— Fui bem atendida e o raio-X ficou pronto rápido, mas demorou porque tinha muita gente. Deram até o antibiótico — comentou.
Com cinco clínicos e três pediatras por plantão de 12 horas, e um dentista e um auxiliar por escala de 24, a UPA de Copacabana, na Zona Sul, inaugurada em setembro do ano passado, tem um tempo de atendimento que varia do imediato até três horas, dependendo da classificação do paciente. Mas há quem reclame da demora. A lentidão foi motivo de queixa para a caixa de supermercado Maria Euzébia Gomes, de 54 anos. Com tendinite no braço direito e até dormência, ela chegou ás 8h53m, mas só foi atendida às 11h26m.
— Além da espera devido à falta de funcionários para atender todo mundo, a enfermeira ainda errou a minha veia, na hora de aplicar a injeção, e teve que furar os dois braços. Um absurdo — desabafou ela.
Segundo Elson Santos de Oliveira, coordenador de atendimento das UPAs do governo estadual, um dos fatores que podem ocasionar a demora no atendimento é o deslocamento de médicos que precisam, eventualmente, acompanhar pacientes graves em exames em outras unidades:
— Uma equipe de monitoramento percorre todas as UPAs para detectar o que está fora do esperado. Se houver falta de algum profissional, por exemplo, eles se comunicam com o coordenador da UPA e com a secretaria, em busca de um profissional para suprir essa necessidade. Isso é feito no mesmo dia — explicou Edson.
Secretarias de saúde contestam
UPA de Bangu lotada: pacientes desistiram de atendimento após demora de quatro horas
UPA de Bangu lotada: pacientes desistiram de atendimento após demora de quatro horas Foto: Marcelo Theobald
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria estadual de Saúde, a coordenação da UPA informou que a unidade de Realengo trabalhou nesta terça com quadro clínico completo, com cinco clínicos gerais e três pediatras. A coordenação da unidade negou que o equipamento de raios-x não estava funcionando, e afirmou que foram realizados ontem 42 exames com o aparelho.
Ainda segundo a assessoria, a UPA da Colubandê funcionou ontem com quatro clínicos e um pediatra, mas dois profissionais teriam faltado sem aviso prévio. A coordenação informou ainda que a unidade está com dez leitos intensivos e três vermelhos semi-intensivos (que tem os mesmos equipamentos de uma Unidade de Terapia Intensiva) ocupados, o que teria elevado o tempo de atendimento dos pacientes menos graves.
Já segundo a Secretaria municipal de Saúde, a coordenação da UPA Alemão informou que a unidade contou com três médicos, dois dos quais eram pediatras nesta terça. Um clínico do plantão teria pedido demissão. Ainda de acordo com a assessoria, o monitoramento dos serviços prestados pelas unidades é feito por uma comissão de servidores municipais da área técnica.
Veja as notas na íntegra:
Secretaria municipal de Saúde:
“Não houve qualquer mudança recente nos contratos. Todos os profissionais contratados pelas UPAs estão com os pagamentos em dia. O monitoramento dos serviços prestados pelas unidades é feito por uma comissão de servidores municipais da área técnica, com metas específicas a serem alcançadas por este tipo de unidade. O principal problema encontrado hoje é a lotação de profissionais médicos em algumas regiões da cidade. Há uma variação do tempo de espera conforme demanda e quadro clínico do paciente. As UPAs, assim como outras unidades de urgência e emergência, funcionam com política de classificação de risco, em que os casos mais graves têm prioridade de atendimento. Os de menor gravidade são atendidos na sequência, podendo, para esses casos, haver maior tempo de espera. É importante ressaltar que, de 2010 a 2013, as 14 UPAs municipais já realizaram mais de 16 milhões de procedimentos, sendo 1,222 milhão em 2010; 4,267 milhões em 2011; 4,746 milhões em 2012; 6,071 milhões em 2013.”
Secretaria estadual de Saúde:
“UPA PENHA: A coordenação da UPA da Penha informa que não há pediatras na unidade. Desde sua criação, a estratégia de atendimento é que os pacientes infantis são atendidos por pediatras no Hospital Estadual Getúlio Vargas, que fica em frente à unidade. Nesta terça-feira, dia 9 de setembro, a unidade contou com 6 médicos e realizou 404 atendimentos até as 18h.
UPA BANGU: A coordenação da UPA de Bangu informa que a unidade trabalhou hoje com 4 clínicos gerais e 2 pediatras - um pediatra e um clínico faltaram sem aviso prévio e, apesar dos esforços, não foi possível repor os profissionais. Entre os pediatras presentes, um chegou atrasado à unidade, o que prejudicou o atendimento. Foram atendidos nesta terça-feira 245 pacientes. As Unidades de Pronto Atendimentos foram criadas para atender a pacientes de baixa complexidade e, por isso, só contam com clínicos gerais e pediatras.
UPA COLUBANDÊ: A coordenação da UPA informa que a unidade funcionou hoje com 4 clínicos e 2 pediatras - um pediatra e um clínico faltaram sem aviso prévio e, apesar dos esforços, não foi possível repor os profissionais. Foram realizados 354 atendimentos no local. A coordenação informa ainda que a unidade está com 10 leitos intensivos e 3 vermelhos semi-intensivos (que tem os mesmos equipamentos de uma Unidade de Terapia Intensiva) ocupados, o que teria elevado o tempo de atendimento dos pacientes menos graves.
UPA REALENGO: A coordenação da UPA informa que a unidade trabalhou hoje com quadro clínico completo, com 5 clínicos gerais e 3 pediatras. Foram atendidos nesta terça-feira 313 pacientes. Sobre o equipamento de raio-x, a coordenação esclarece que NÃO PROCEDE a informação de que o equipamento não estava funcionando. Ao longo de todo o dia, o aparelho realizou 42 exames”.


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terça-feira, 9 de setembro de 2014

Família afirma que idoso morto em hospital na zona oeste do Rio foi atendido por falso médico

A Polícia Civil investiga o estudante de medicina Ademir Pereira Ribeiro Junior pela morte de um idoso em Bangu, na zona oeste do Rio. A família de Iclair Marcos de Oliveira, de 62 anos, afirma que o estudante se apresentou como médico do hospital São Mateus e atendeu o idoso no sábado (6). Iclair apresentava fortes dores no abdômen e falta de ar, mas não resistiu à entrada na unidade e faleceu.
Rosicler Faria de Oliveira, filha de Iclair, afirma que o estudante se apresentou com outro nome.
— Ele se apresentou como doutor Tiago, disse que era o médico plantonista do hospital naquela noite e que ia atender meu pai.
Policiais da Delegacia de Bangu (34ª DP) instauraram inquérito policial para apurar os crimes de homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e exercício ilegal da medicina. A família do idoso quer que o hospital São Mateus e Ademir sejam indiciados por homicídio doloso, quando há intenção de matar.
— Houve intenção de matar. Ele saiu de casa sabendo que não era médico. Sabia que poderia chegar um paciente, como meu pai chegou, e ele não teria como atender.
Todas as pessoas envolvidas no caso já foram ouvidas na delegacia. Em depoimento, o estudante afirmou não ser médico formado e negou ter prestado atendimento ao aposentado. Ademir disse ainda que estaria apenas acompanhando o novo médico da emergência, identificado como Tiago Mansur.
O hospital São Mateus informou que não trabalha com acadêmicos, a menos que estes sejam acompanhados de médicos registrados. Segundo a unidade, este teria sido o primeiro contato de Ademir com a unidade.
O Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro) afirmou que abrirá uma sindicância para apurar o caso, "pois um aluno de medicina não pode atender um paciente sem que haja um médico preceptor ao lado".
Assista ao vídeo:

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Recomendação CFM nº 001/2014 - Liberação de prontuário de paciente falecido

Recebemos a informação de Leandro Farias
Recomendação CFM nº 001/2014 - Liberação de prontuário de paciente falecido
RECOMENDAÇÃO CFM Nº 001/2014
EMENTA: Recomendar aos profissionais médicos e instituições de tratamento médico, clínico, ambulatorial ou hospitalar no sentido de: a) fornecerem, quando solicitados pelo cônjuge/companheiro sobrevivente do paciente morto, e sucessivamente pelos sucessores legítimos do paciente em linha reta, ou colaterais até o quarto grau, os 
prontuários médicos do paciente falecido: desde que documentalmente comprovado o vínculo familiar e observada a ordem de vocação hereditária; b) informarem os pacientes acerca da necessidade de manifestação expressa da objeção à divulgação do seu prontuário médico após a sua morte.
O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, no uso das atribuições conferidas pela Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957, regulamentada pelo Decreto nº 44.045, de 19 de julho de 1958, alterada pela Lei nº 11.000, de 15 de dezembro de 2004, e pelo Decreto n.º 6821, de 14 de abril de 2009, e
CONSIDERANDO a tutela antecipada concedida nos autos do processo Ação Civil Pública n.º nº 26798-86.2012.4.01.3500, movida pelo MPF, em trâmite na 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Goiás;
CONSIDERANDO que a decisão acima citada está sendo atacada por intermédio do recurso Agravo de Instrumento nº 0015632-13.2014.4.01.0000, em trâmite no TRF 1ª Região;
CONSIDERANDO, finalmente, o decidido pelo Plenário em Sessão realizada em de de 2014,
RECOMENDA-SE:
Art. 1º - Que os médicos e instituições de tratamento médico, clínico, ambulatorial ou hospitalar: a) forneçam, quando solicitados pelo cônjuge/companheiro sobrevivente do paciente morto, e sucessivamente pelos sucessores legítimos do paciente em linha reta, ou colaterais até o quarto grau, os prontuários médicos do paciente falecido: desde que documentalmente comprovado o vínculo familiar e observada a ordem de vocação hereditária, e b) informem os pacientes acerca da necessidade de manifestação expressa da objeção à divulgação do seu prontuário médico após a sua morte.
Art. 2º - Esta Recomendação entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília/DF, de março de 2014
ROBERTO LUIZ d´ÀVILA
Presidente do Conselho
HENRIQUE BATISTA E SILVA
Secretário-Geral
Porém os CRMs não estão cumprindo e querem que a resolução caia!!!
Vamos averiguar!!!Pois essa resolução se deu pela pressão do judiciário de Goiás.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

'Não creio mais em justiça', diz mãe de modelo morta ao colocar silicone

Quase dois anos se passaram da morte da modelo Louanna Adrielle Castro Silva, de 24 anos, e, para a família, a sensação é de impunidade. A jovem faleceu durante um procedimento para colocar próteses de silicone nos seios, em um hospital de Goiânia. A Polícia Civil investigou se houve negligência médica e o inquérito foi concluído há três meses, sem responsabilização dos profissionais. “Não creio mais em justiça. Minha filha morreu e os médicos seguem trabalhando. A minha dor é tão grande que isso acabou até com a minha saúde”, disse ao G1 a mãe da modelo, a cabeleireira Dênia de Castro Silva.
Louanna nasceu e morava em Jataí, no sudoeste de Goiás, e havia sido eleita Miss Jataí Turismo em maio de 2012. A jovem morreu no dia 1º de dezembro do mesmo ano durante o procedimento cirúrgico no Hospital Buriti, no Parque Amazônia, na capital. Dênia diz que a filha já tinha colocado a prótese na mama direita, mas sofreu uma parada cardíaca ao receber a prótese na mama esquerda. Sem Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital, ela teve de ser encaminhada para outra unidade, mas não resistiu.
Na época, o médico responsável pela cirurgia, Rogério Morale de Oliveira, e a médica anestesista Beatriz Vieira Espíndola, disseram à polícia que a jovem teve reações às medicações que poderiam ser comuns a pessoas que já usaram algum tipo de droga. No entanto, um laudo toxicológico emitido em janeiro de 2013 não apontou qualquer indício de uso de entorpecente. A defesa da equipe médica contestou e um novo exame, feito em Brasília e divulgado em setembro do mesmo ano, apontou presença de cocaína no organismo de Louanna.
Além da investigação policial, o Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) instaurou uma sindicância para apurar o caso. Segundo o órgão, o caso foi arquivado em fevereiro deste ano, pois o laudo criminalístico e o exame toxicológico comprovaram que não houve indício de infração por parte dos profissionais. Durante esse período, os médicos continuaram trabalhando normalmente.
Procurado pelo G1, o advogado de defesa do médico, Carlos Márcio Rissi Macedo, disse que só foi comunicado sobre o arquivamento da sindicância do Cremego na semana passada. “Os laudos mostram que os médicos não tiveram envolvimento na morte, pois a paciente não os informou sobre o uso de entorpecentes e isso causou a reação durante a cirurgia. E foi exatamente essa comprovação e o arquivamento por parte do Cremego que ajudaram na conclusão do inquérito policial”, afirmou.
Modelo Louanna Adrielle Castro Silva, de Jataí, em Goiás, morreu ao colocar silicone (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Louanna chegou a tirar foto antes de cirurgia
em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
O delegado responsável pelo caso, Fernando de Oliveira Fernandes, titular do 13º Distrito Policial de Goiânia, confirmou que não houve provas para responsabilizar o médico e a anestesista pela morte. “Os laudos apontaram que não houve erro profissional ou ético. Sendo assim, o inquérito foi concluído e eles não chegaram a ser indiciados”, explicou.
Sobre a diferença registrada nos dois exames toxicológicos, o delegado explica que a segunda análise foi feita em um laboratório na capital federal, que é mais moderno, capaz de detectar com maior precisão a presença ou não de droga no corpo da vítima.

Cocaína
A mãe de Louanna contesta a informação e diz que não acredita que a filha fazia uso de cocaína. “Ela não tomava nem bebida alcoólica, como é que usaria droga? Não tenho dúvidas de que os médicos forjaram esse exame para se livrar da culpa. Minha filha era uma pessoa de bem, querida por todos, que teve a vida interrompida por uma negligência. Infelizmente, eles têm mais dinheiro do que a gente e nunca conseguiremos provar a culpa deles. Mas lá no fundo eles sabem o que fizeram e vão ter que pagar perante Deus”, afirmou Dênia.
Apoiamos a cirurgia pela felicidade dela, mas isso virou o nosso pior pesadelo "
Dênia Silva, mãe de Louanna
Sobre a investigação, ela diz que, desde o começo, não tinha fé sobre qualquer punição aos profissionais. “O inquérito foi concluído e nós nem fomos avisados. Depois do que aconteceu, soube de outros casos de erros médicos do Rogério, mas não posso provar. O que mais me dói é saber que ele continua exercendo a medicina e colocando outras pessoas em risco. Ele nunca me procurou ao menos para se desculpar e isso mostra ainda mais que ele apenas queria se safar de um crime, pois ele matou minha filha. Não tenho dúvidas disso”, ressaltou.
O advogado do médico disse, ainda, que o profissional não quer se pronunciar sobre o caso em respeito à família, mas que sempre esteve consciente de que é inocente.

Louanna era casada e, segundo a mãe, sonhava com a cirurgia. “Minha filha já era linda, cheia de vida, mas queria muito colocar as próteses nos seios. Apoiamos a cirurgia pela felicidade dela, mas isso virou o nosso pior pesadelo”, lamentou Dênia.
A cabeleireira diz que após a morte da filha entrou em depressão e sofre com fortes dores de cabeça e no peito. “Eu passei 1 ano e 8 meses trancada dentro de casa, sem vontade de ver a luz do dia. É muito difícil aceitar uma perda assim e a dor é maior do que a gente pode suportar. Depois desse tempo, percebi que precisava fazer alguma coisa, me apegar a Deus, pois tenho outro filho e não posso morrer também”, afirmou.
Dênia ressaltou que o que mais a deixa triste é o fato de acusarem Louanne pelo uso de entorpecentes. “Não bastaram assassinar a minha filha, mas também fizeram questão de acabar com a reputação dela, culpá-la pela própria morte. Apesar da minha indignação, não vejo mais como tentar provar a negligência médica. Só entrego na mão de Deus para que isso não volte a acontecer com outra pessoa”, lamenta.

fonte g1

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Bebê morre após parto realizado por faxineira e técnicas no ES

Um bebê morreu após um parto realizado por uma faxineira e quatro técnicas em Enfermagem da Santa Casa de Guaçuí, na região Sul do Espírito Santo. O caso ocorreu no dia 14 de agosto e, segundo a família, um médico negou o atendimento à grávida, que teve o parto realizado sem a presença de profissional. A administração do hospital informou que abriu um processo interno para apurar o caso. A Polícia Civil faz investigações e espera concluir o inquérito em até 30 dias. Se houver crime, a denúncia será encaminhada para o Ministério Público.
De acordo com a mãe, Graciane Furtado, antes do dia do parto os médicos diziam que o bebê que ela esperava estava saudável. "Fiz todos os exames, todas as ultrassom, estava tudo certo com meu neném. Em todos os momentos elas falavam que ele era um bebê grande. Meu filho era para estar comigo hoje. Não está por causa de erro delas. Como eles vão colocar uma faxineira para ajudar em um parto? Nem cheguei a pegar meu filho no colo. Nem senti-lo nos meus braços eu pude, nem amamentar", disse a mãe.
O marido de Graciane, Roque Denes, contou que no dia 14 de agosto procurou a Santa Casa e mesmo com a esposa em trabalho de parto, ela não foi atendida. "Eles disseram que tinha um médico de plantão, que ele ia atender a minha esposa quando fosse a hora certa. Eu tive que descer até a recepção, fiz o preenchimento da papelada quando ela deu entrada no hospital e mais uma vez perguntei sobre o médico e confirmaram que ele estava na Santa Casa, mas a minha esposa não foi atendida pelo médico", contou.
Como o médico não apareceu, quatro técnicas em Enfermagem e uma faxineira realizaram o parto. "Ele não me atendeu. Em momento algum eu vi ele lá. Essas quatro técnicas em enfermagem e a faxineira que fizeram meu parto. Eu fiquei muito indignada por uma faxineira montar em cima de mim. Ela subiu em cima de mim e empurrou o meu neném. Nesse momento ele agarrou e a outra que estava auxiliando falou que o bebê tinha rodado", falou Graciane.
Ainda de acordo com Graciane, por causa das complicações durante o parto, duas horas depois do nascimento, o recém nascido foi transferido para o Hospital Infantil de Cachoeiro de Itapemirim. A criança não resistiu e morreu no dia seguinte. No atestado de óbito, mostra que o menino morreu por asfixia perinatal grave e parto distorcido. "A certidão de óbito do meu filho prova que houve um erro, vamos esperar agora. A gente quer justiça e que seja feita", afirmou o pai.
A delegada, Edilma Oliveira, disse que o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. "Várias diligências estão sendo realizadas, várias pessoas estão sendo ouvidas, ainda restam muitas coisas a serem feitas. E ao final do inquérito policial é que poderei dizer qual é a conduta individual de cada um", explicou.
Santa Casa de Guaçuí abriu um processo interno para investigar o caso, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Santa Casa de Guaçuí abriu um processo interno para investigar o caso (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Bebê morre após parto realizado por faxineira e técnicas no ES

Um bebê morreu após um parto realizado por uma faxineira e quatro técnicas em Enfermagem da Santa Casa de Guaçuí, na região Sul do Espírito Santo. O caso ocorreu no dia 14 de agosto e, segundo a família, um médico negou o atendimento à grávida, que teve o parto realizado sem a presença de profissional. A administração do hospital informou que abriu um processo interno para apurar o caso. A Polícia Civil faz investigações e espera concluir o inquérito em até 30 dias. Se houver crime, a denúncia será encaminhada para o Ministério Público.
De acordo com a mãe, Graciane Furtado, antes do dia do parto os médicos diziam que o bebê que ela esperava estava saudável. "Fiz todos os exames, todas as ultrassom, estava tudo certo com meu neném. Em todos os momentos elas falavam que ele era um bebê grande. Meu filho era para estar comigo hoje. Não está por causa de erro delas. Como eles vão colocar uma faxineira para ajudar em um parto? Nem cheguei a pegar meu filho no colo. Nem senti-lo nos meus braços eu pude, nem amamentar", disse a mãe.
O marido de Graciane, Roque Denes, contou que no dia 14 de agosto procurou a Santa Casa e mesmo com a esposa em trabalho de parto, ela não foi atendida. "Eles disseram que tinha um médico de plantão, que ele ia atender a minha esposa quando fosse a hora certa. Eu tive que descer até a recepção, fiz o preenchimento da papelada quando ela deu entrada no hospital e mais uma vez perguntei sobre o médico e confirmaram que ele estava na Santa Casa, mas a minha esposa não foi atendida pelo médico", contou.
Como o médico não apareceu, quatro técnicas em Enfermagem e uma faxineira realizaram o parto. "Ele não me atendeu. Em momento algum eu vi ele lá. Essas quatro técnicas em enfermagem e a faxineira que fizeram meu parto. Eu fiquei muito indignada por uma faxineira montar em cima de mim. Ela subiu em cima de mim e empurrou o meu neném. Nesse momento ele agarrou e a outra que estava auxiliando falou que o bebê tinha rodado", falou Graciane.
Ainda de acordo com Graciane, por causa das complicações durante o parto, duas horas depois do nascimento, o recém nascido foi transferido para o Hospital Infantil de Cachoeiro de Itapemirim. A criança não resistiu e morreu no dia seguinte. No atestado de óbito, mostra que o menino morreu por asfixia perinatal grave e parto distorcido. "A certidão de óbito do meu filho prova que houve um erro, vamos esperar agora. A gente quer justiça e que seja feita", afirmou o pai.
A delegada, Edilma Oliveira, disse que o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. "Várias diligências estão sendo realizadas, várias pessoas estão sendo ouvidas, ainda restam muitas coisas a serem feitas. E ao final do inquérito policial é que poderei dizer qual é a conduta individual de cada um", explicou.
Santa Casa de Guaçuí abriu um processo interno para investigar o caso, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Santa Casa de Guaçuí abriu um processo interno para investigar o caso (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Homem de 59 anos enfarta e morre após não ser atendido no Souza Aguiar Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/homem-de-59-anos-enfarta-morre-apos-nao-ser-atendido-no-souza-aguiar-13717403.html#ixzz3BPuRpWJH

Um paciente com forte dor no peito morreu, no domingo, depois de um funcionário do Hospital Souza Aguiar ter negado atendimento na porta da unidade. Sérgio Tavares, de 59 anos, chegou à emergência acompanhado pela família. Desesperado, o filho do paciente, Leandro Tavares, de 27 anos, entrou para pedir uma cadeira de rodas para o pai, que tinha dificuldades para andar. Antes que o paciente entrasse no hospital, no entanto, ele foi dispensado por um funcionário. Sem fazer exame algum, o profissional disse que Sérgio deveria ir para a Coordenação de Emergência Regional (CER), unidade que funciona ao lado do hospital.
— No hospital, uma pessoa pediu que um rapaz de branco, um funcionário, fosse avaliar meu pai. Ele chegou no carro, olhou e mandou a gente ir pro CER. Se meu pai tivesse recebido o primeiro atendimento lá no Souza Aguiar, talvez estivesse vivo — disse Leandro: — Eu não sei se o rapaz era médico ou enfermeiro. Eu estava atordoado. Só sei que ele só olhou para meu pai. Não fez pergunta, não examinou.
Leandro disse que não demorou mais de cinco minutos no percurso entre o Souza Aguiar e o CER, mas acredita que a perda de tempo pode ter sido fatal para Sérgio.
— Quando ele chegou ao hospital, ainda conseguia falar, ainda tinha reação. Quando chegou no CER, já estava sem força, trincando os dentes, muito pálido, passando muito mal. Ele enfartou. — contou Leandro.
De acordo com o prontuário do CER ao qual o EXTRA teve acesso, Sérgio chegou à unidade às 11h28, já sem pulso e foi encaminhado diretamente para a sala vermelha — local destinado aos casos graves. Ainda segundo o documento, o paciente foi entubado e submetido a manobras de reanimação. Às 12h23, ele morreu.
Esse não foi o primeiro caso de doente não atendido no hospital. Conforme o EXTRA mostrou sábado, o Ministério Público instaurou inquérito para apurar suposta improbidade administrativa do diretor Yvo Perrone, de seguranças e funcionários do Souza Aguiar após o paciente José Ávila Filho não ser atendido no hospital. Ele também foi orientado a ir para o CER.
Médicos indignados
Médicos do CER ficaram indignados ao saber que Sérgio havia procurado o Souza Aguiar e deixado o hospital sem ter recebido socorro.
— Emergência vermelha não poderia ter sido orientada a ir para outro local. Tinha que ser atendido imediatamente — disse um profissional da unidade, que possui atendimento clínico de emergência, mas não da mesma complexidade do Souza Aguiar.
Segundo a nora de Sérgio, Camilla Gomes, no CER, o doente foi atendido antes que sua ficha fosse preenchida.
— Os médicos o levaram direto para a sala vermelha.
Em nota, a secretaria de Saúde informou que o paciente chegou ao Souza Aguiar às 11h22min. As duas unidades envolvidas relatam, segundo o órgão, ter realizado todos os procedimentos padrões para o caso.
MP investiga triagem
O Ministério Público encaminhou, na semana passada, um ofício à secretaria municipal de Saúde cobrando informações sobre a triagem de pacientes na unidade.
No documento relativo à dispensa do paciente José Ávila Filho, a promotora Madalena Ayres, da 2ª promotoria de Tutela Coletiva, informa que o MP apura a “ausência completa do serviço de acolhimento e classificação de risco do hospital, bem como a grave suspeita de que a triagem de atendimento estaria sendo feita pelos seguranças”.
A promotora deu prazo de cinco dias para que o órgão informasse as medidas adotadas pela unidade.


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Hospital abre sindicância para apurar caso de achado vivo em saco fúnebre

 diretoria do Hospital Geral Menandro de Farias (HGMF), em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, abriu uma sindicância para apurar o caso envolvendo um homem de 54 anos, cuja família afirma ter sido declarado morto por um médico da unidade e encontrado vivo, duas horas depois, quando já estava dentro do saco fúnebre. O caso ocorreu no domingo (24).
Em nota divulgada nesta segunda-feira (25), a Secretaria de Saúde (Sesab) informou que a diretoria do hospital "irá se reunir com toda a equipe que atendeu o paciente e também com a diretoria da Sesab para esclarecer todo o procedimento".
Caso
De acordo com Patrícia Cintra, sobrinha de Valdelúcio de Oliveira, o tio descobriu há três meses um câncer em estágio avançado e, nesta segunda-feira, daria entrada no Hospital Santo Antônio, vinculado às Obras Sociais Irmã Dulce. "Ele já tinha ficado internado lá uma vez, mas ontem ele sentiu uma falta de ar, e nós o levamos para o Menandro de Farias", diz.
Valdelúcio menandro de farias;bahia (Foto: Acervo Pessoal)Valdelúcio de Oliveira faz sinal de positivo após ser 
dado como morto (Foto: Acervo Pessoal)
"Lá, os médicos informaram que ele teve duas paradas cardíacas e pediram que minha tia, que acompanhava ele, saísse do quarto, para que fizessem a reanimação. Por volta das 23h, os médicos disseram que ele havia falecido", explica.
Patrícia revela que a equipe médica retirou os aparelhos que estavam conectados a Valdelúcio e o colocou dentro do saco fúnebre. "Amarraram os pés e mãos dele, colocaram algodão no nariz e ouvidos e fecharam o saco", completa.
Ela diz que a família tem o atestado de óbito lavrado pelo hospital, comprovando a morte de Valdelúcio. "Nós chegamos a comprar o caixão e demos entrada no enterro", destaca Patrícia. "No atestado de óbito consta que as causas da morte foram falência múltipla dos órgãos e insuficiência respiratória", acrescenta.
Atestado (Foto: Reprodução/TV Bahia)Família diz que Valdelúcio teve morte constatada
em atestado de óbito (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Por volta de 1h da madrugada de domingo, Patrícia conta que um tio foi ao necrotério do hospital, para trocar a roupa de Valdelúcio, quando percebeu um movimento dentro do saco fúnebre. "Ele chamou os médicos, que vieram e levaram ele de volta ao quarto", conta. "Ele ficou duas horas dentro do saco fechado", completa.
Após ter sido retirado do saco fúnebre, o tio voltou para o hospital. Ele está consciente e lúcido no quarto da unidade. "Ele está fazendo palavra cruzada, e só não fala porque está entubado", acrescenta a sobrinha.
A família de Valdelúcio acredita que o caso tenha sido um milgare. "Como ele ia para o Hospital de Irmã Dulce, nós nos juntamos para rezar para ela. Foi um milagre. Tomara que seja um milagre completo", diz Patrícia.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Em 13 anos, Justiça do RS julga mais de 900 processos por erro médico

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul recebeu, de 2000 a 2013, 1280 processos por erro médico. Destes, 935 foram julgados. Os números colocam o estado em terceiro lugar no ranking nacional onde as pessoas mais procuram o judiciário para tratar sobre este tipo de equívico. A partir desta quinta-feira (21), um congresso emCaxias do Sul, na Serra gaúcha, discutirá o tema, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço (veja o vídeo).
Entre os processos analisados, um paciente teve sentença favorável para uma indenização de mil salários mínimos. Em contrapartida, mais 57% dos médicos foram absolvidos.
A maioria dos casos na Justiça é relacionada a ginecologia e obstetrícia, com 21,42% do total. Pacientes que se sentiram prejudicados por erros em traumato-ortopedia aparecem em segundo lugar, com 17,20%. Em terceiro, estão as cirurgias plásticas: 10, 82% das reclamações. 
“Na traumato-ortopedia você envolve toda a sorte de politraumatismo de acidentes de trânsito, acidente de trabalho, violência doméstica, violência urbana, violência rural. São pacientes que já chegam politraumatizados em situação emergencial. E, às vezes, naquela pressa e na falta de estrutura do pronto socorro, uma imobilização, um engessamento mal feito, acaba em uma sequela motora ou num dano estético para o paciente”, aponta o advogado Raul Canal, especialista em direito médico. 
Qualquer ato médico causado por imprudência, negligência ou imperícia que resultar em danos ao paciente pode ser considerado erro do profissional. O paciente que se sentir prejudicado pode recorrer aos conselhos regional ou federal de medicina.
Se comprovado o problema, o profissional pode sofrer punições que vão de uma simples advertência até a cassação do diploma. Porém, se a pessoa prejudicada quiser pedir alguma indenização, deve recorrer à justiça.
“Às vezes é saliente um processo que se configura realmente como um erro do profissional médico. Outras vezes há um resultado apenas adverso. Não houve falha médica, não se poderia fazer melhor do que foi feito. E, em outras circunstâncias, as faltas cometidas formam decorrentes de condições de trabalho também adversas e que não podem ser todas ou interpretadas como falta do médico, nem como imperícia, nem como negligência, nem como imprudência”, aponta o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Corrêa Lima.
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Hospital da Unimed, no Rio, tem nova queixa de demora em atendimento

Após a morte de Ana Carolina Cassino, de 23 anos, que morreu neste domingo (17) de uma infecção generalizada, depois de esperar por mais de um dia por uma cirurgia de apendicite, um empresário que teria passado por uma situação parecida no mesmo hospital decidiu falar. Ele afirma que aguardou durante seis horas na unidade para passar pelo mesmo procedimento- entre atendimento, diagnóstico e espera para vaga para cirurgia.
“Eu também, imagino que ela era cheio de sonhos, eu também sou cheio de sonhos, família, E aí ninguem está preocupado com nossos sonhos”, disse Carlos Eduardo, que também teve apendicite e recorreu ao Hospital da Unimed, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
Quando avisaram que ele ainda poderia esperar mais três horas por uma ambulância para levá-lo ao hospital onde seria a cirurgia, desistiu. Procurou outro hospital, onde pagou pela operação, que foi feita imediamente.
“Já estava diagnosticado que eu tinha apendicite e precisava operar e esperar de 10 às 16h depois de duas a três horas por uma ambulância, eu vi que aquilo não ia ter fim naquele dia então ia passar para o próximo dia. A gente sabe que apendice quando sutura, quando inflama a dor qual é e o que pode acontecer e eu tomei a atitude de sair e procurar uma clínica particular e paguei por isso. Após uma hora e meia eu tava operado deitado na cama já de repouso”, disse Carlos Eduardo.
CRM vai abrir sindicância
A família de Ana Carolina Cassino acusa o hospital de demora para a realização de cirurgia e o Conselho Regional de Medicina (CRM) disse que vai abrir uma sindicância para apurar o caso.
Ana Carolina estava planejando o casamento com o noivo Leandro Nascimento Farias. Juntos desde 2007, o casal viveu intensamente o relacionamento. Ana Carolina e Farias se conheceram no Ensino Médio, fizeram faculdades de farmácia juntos, trabalhavam na Maternidade Fernandes Figueira e cursavam a mesma pós-graduação.
“Nós éramos praticamente uma pessoa só. Em todo momento da minha vida ela estava presente. Estou me pegando na gana de justiça para não me derrubar. Nós tínhamos planos de ter filho. A gente sempre foi muito planejado, não éramos daqueles jovens de viajar, gastar. Nós abrimos mão de muita coisa para conseguir a nossa casa própria e realizar nossos sonhos”, contou Leandro.
Parentes de Ana Carolina cobram explicação da direção do Hospital da Unimed. Para a família, a demora de 24 horas para a realização de uma cirurgia de apendicite pode ter provocado o óbito. Leandro Farias contou que o hospital entregou uma cópia do prontuário na manhã desta quarta-feira (20). Em um primeiro momento, a unidade informou que só entregaria o documento mediante um mandado da Justiça.
'Negligência', diz noivo
“Até agora ninguém me procurou, ninguém da alta cúpula. Eu fui atendido por um simples funcionário da ouvidoria. Eu quero provar o óbvio, que o que aconteceu com ela foi por negligência do plano, do hospital e por partes dos funcionários. Isso [apendicite] é uma coisa que todos nós estamos sujeitos a desenvolver, uma cirurgia que não demora mais de 30, 40 minutos. Todo mundo sabe quanto custa um plano da Unimed. A burocracia matou ela, o descaso, a falta de humanização dos profissionais da saúde”, afirmou noivo da jovem.
Casal estava junto há 7 anos e iria casar (Foto: Leandro Nascimento Farias / Arquivo pessoal)Casal estava junto há 7 anos e iria casar (Foto:
Leandro Nascimento Farias / Arquivo pessoal)
Jovem tinha consciência da infecção
Leandro contou que Ana Carolina sempre se preocupou muito com as pessoas que estavam à sua volta. Já no Centro de Tratamento Intensivo, ele contou que a farmacêutica fez um pedido para o médico:
“Ela tinha consciência do que estava acontecendo. Então ela disse para o médico: doutor, não conta pra minha mãe que eu estou com infecção generalizada, porque minha mãe tem medo dessa palavra”, contou o noivo, que disse ao G1 que o pai de Ana Carolina morreu há quatro anos por infecção generalizada e ela não queria deixar a mãe mais preocupada.
“O que aconteceu com ela é inaceitável, uma jovem feliz, com muita saúde e muitos planos. Ela era uma excelente profissional. Até o último minuto da vida dela ela se preocupava com as pessoas”, lamentou Leandro.
Em nota, a diretoria médica do Hospital Unimed-Rio informou que todo o processo de atendimento à paciente Ana Carolina Domingos Cassino foi avaliado por suas comissões de Óbitos e de Prontuário Médico. Segundo a diretoria da unidade, as conclusões serão analisadas pela Comissão de Ética do Hospital Unimed-Rio e será encaminhado ao representante legal de Ana Carolina Domingos Cassino. O Hospital Unimed-Rio reforçou o pesar já manifestado pelo ocorrido, se solidarizou com a família e reafirmou seu compromisso com o mais breve esclarecimento do caso.
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